sexta-feira, 12 de junho de 2015

EM DEFESA DOS PESCADORES DA PRAIA DO SOSSEGO

Em defesa da comunidade de pescadores da Praia do Sossego
EM DEFESA DOS PESCADORES DA PRAIA DO SOSSEGO


Esta atitude da Prefeitura de anunciar a demolição de casas e o cerceamento de entrada de pessoas na Praia do Sossego está totalmente desconectada do que preceitua o Estatuto das Cidades. Uma gestão democrática deve observar os diferentes aspectos de proteção do meio ambiente, do ambiente urbano e da cultura local.  Além de ser Monumento Natural do Município, a Praia do Sossego está localizada dentro da Reserva Extrativista Marinha de Itaipu e tem que ser também considerada como um local de preservação da pesca artesanal. 

A bancada do PSOL, junto com outros vereadores, inclusive alguns da base do governo, defende que nenhuma atitude municipal pode ser tomada sem que a população seja devidamente ouvida antes através de uma audiência pública. Iremos buscar caminhar nesse sentido junto aos demais apoiadores para que se evite assim uma TRAGÉDIA anunciada para esse próximo sábado. Mesmo que se observe como necessária a remoção de alguma casa, não se pode ameaçar de forma alguma a sobrevivência daquelas famílias retirando-as de perto da orla onde exercem sua atividade pesqueira. Vamos juntos!

quinta-feira, 11 de junho de 2015

PESCA ARTESANAL DE ITAIPU MAIS UMA VEZ AMEAÇADA!

Vereador Paulo Eduardo Gomes (PSOL) denuncia perseguição da Maçonaria a pescadores de Itaipu.
PESCA ARTESANAL DE ITAIPU MAIS UMA VEZ AMEAÇADA!
Infelizmente a pressão que vem sendo exercida em cima das comunidades tradicionais da cidade se amplia a cada dia. Nosso mandato, a bancada do PSOL e os diversos movimentos sociais e populares, precisam também ampliar a sua resistência. Sabemos que no caso da Maçonaria a maioria dos membros das variadas Lojas da cidade são pessoas bem intencionadas e que se preocupam com o bem comum. No entanto, alguns grupos parecem agir sem se preocupar com a cidade e o interesse público. 
Em Itaipu, uma loja aparentemente ligada à família Zveiter, reivindica como seu um terreno que há mais de um século pertence a duas das mais tradicionais famílias de pescadores locais. 
Depois de uma primeira reunião em que os representantes da loja apresentaram inclusive uma proposta de acordo - para passar pelo menos metade do terreno mediante escritura aos pescadores - na data marcada para a reunião seguinte eles cancelaram o encontro na última hora, deixando no ar um novo clima de ameaça e desrespeito. A pesca artesanal de Itaipu é uma atividade - além de necessária à sobrevivência daquela comunidade e para a geração de alimentos na cidade – tombada como patrimônio cultural de Niterói. Jairo Augusto e Seu Chico são dois representantes destas famílias ameaçadas e que são reconhecidos em todo o Brasil como expoentes na luta em defesa da pesca artesanal e das comunidades tradicionais.

Trata-se de uma posse centenária de uma família de pescadores tradicionais, em um terreno que serve não só para a moradia, mas para garantir a atividade pesqueira de toda aquela comunidade do entorno. Confecção e reparo de redes e barcos, além de diversas atividades garantidoras da proteção cultural da pesca artesanal local, são diariamente realizadas no terreno. Infelizmente outras áreas da praia, que antes serviam aos pescadores, hoje estão todas tomadas pela especulação imobiliária.

Como se não bastasse o flagrante direito de posse dos moradores, tal terreno se encontra em uma zona definida pelo Plano Diretor e pelo Plano Urbanístico da Região Oceânica como Área de Preservação do Ambiente Paisagístico do Canto de Itaipu e Área de Especial Interesse Pesqueiro da Vila dos Pescadores, localizada na Praia de Itaipu - indicada para apoiar e preservar a pesca local e a proteção do patrimônio cultural local, incluída ai a Duna Grande, imediatamente limítrofe ao terreno citado. Aqueles pescadores provaram sua relação tradicional com aquele local quando conseguiram também, depois de mais de 10 anos de luta, criar a Reserva Extrativista Marinha de Itaipu. Essa criação veio consolidar ainda mais a importância acerca da permanência daquela comunidade e da proteção dessa cultura.Como resultado da luta destas famílias e de toda a comunidade, a Câmara Municipal de Niterói consagrou o tombamento imaterial da pesca artesanal de Itaipú.

Nosso mandato irá seguir ao lado dos pescadores, da Associação Livre de Pescadores e Amigos da Praia de Itaipu (ALPAPI) e do Fórum das Comunidades Tradicionais de Niterói, em defesa da memória, da cultura e da atividade pesqueira artesanal de Itaipu!

terça-feira, 9 de junho de 2015

TODO APOIO AOS MORADORES DA VILA AUTÓDROMO!

A LUTA DA VILA AUTÓDROMO CONTINUA!
Eduardo Paes MENTE! É preciso que todos denunciem isso e se unam em defesa da comunidade da Vila Autódromo. Os moradores da Vila Autódromo conquistaram o direito de permanecer no terreno onde vivem há mais de 40 anos. A área é protegida por lei como Área de Especial Interesse Social e os moradores detém título de concessão real de uso.
Depois de uma série de tentativas de remoção, o prefeito Eduardo Paes prometeu publicamente, em 2013, que aqueles moradores que desejassem ficar teriam seu direito respeitado e que o bairro seria urbanizado. Essa conquista é resultado de sua luta, e do seu Plano de Urbanização, reconhecido internacionalmente. O Plano, realizado com assessoria de duas universidades (UFRJ e UFF), dentro do Espírito Olímpico, transformaria a área em um legado social, que se tornaria referência para a cidade do Rio de Janeiro.
Contrariamente ao afirmado pelo prefeito, na última quarta-feira, dia 3 de junho, o que se viveu na Vila Autódromo foi sua transformação numa praça de guerra. Oficiais de Justiça chegaram na comunidade com a Guarda Municipal, cumprindo determinação da prefeitura e agindo com extrema violência - utilizando bombas de gás de pimenta, balas de borracha, cassetetes. Vários moradores ficaram feridos ao defender uma família e evitar a demolição de uma casa, que seria realizada sem qualquer aviso prévio. A ação violenta e ilegal da prefeitura pode ser impedida por liminar da Defensoria Pública do Estado.
Os moradores pedem que a prefeitura não provoque mais nenhum ato de violência que fira, com o sangue dos moradores, as páginas da história urbana da cidade olímpica do Rio de Janeiro. A comunidade está organizada e, conta com seus apoiadores, para seguir lutando a fim de impedir que novas violações aconteçam na comunidade, e para que a conquista de sua urbanização se realize!
TODO APOIO À VILA AUTÓDROMO!!!

quinta-feira, 4 de junho de 2015

SAMBA DE FÉ ESPECIAL: ANIVERSÁRIO DE RENATÃO DO QUILOMBO

Quilombo do Grotão comemora aniversário de Renatão do Quilombo neste domingo

SAMBA DE FÉ ESPECIAL: ANIVERSÁRIO DE RENATÃO DO QUILOMBO

Comunidade do Quilombo do Grotão comemora neste domingo aniversário de sua principal liderança e presta homenagem a Xangô

Neste domingo, 07 de junho, será realizada na comunidade do Quilombo do Grotão mais uma edição do Samba de Fé. Todo primeiro domingo do mês o Samba de Fé presta uma homenagem a um orixá e neste mês de junho será a vez de Xangô, orixá da justiça, dos raios, do trovão e do fogo.  

Nesta edição a comunidade vai comemorar o aniversário de Renatão do Quilombo, grande liderança do Quilombo do Grotão que, com sua luta e resistência, tem tido significativo papel na defesa das comunidades tradicionais da Serra da Tiririca e de outros locais do Estado. Renatão é primeiro suplente de vereador na cidade de Niterói e assumiu o mandato em novembro de 2013 quando teve um mandato de grande destaque na defesa da cultura, do meio ambiente e na luta contra o racismo. O líder comunitário vem participando de diversas pesquisas e trabalhos, junto a professores e estudantes da UFF, UFRJ, UERJ e outras universidades, que buscam valorizar a memória e a cultura da comunidade do Quilombo do Grotão. A comunidade é representada pela ACOTEM - Associação da Comunidade Tradicional do Engenho do Mato e tem hoje cadeira no Conselho Consultivo do Parque Estadual da Serra da Tiririca enquanto comunidade tradicional local.   

A Roda de Samba é comandada por André Jamaica, músico que sempre garante um repertório voltado para o afro, com jongos, ijexas e samba de roda. Ele será acompanhado do Grupo Família Quilombo, com membros da comunidade do Quilombo do Grotão e, em especial, a participação de Mariana Braga. A sede do Quilombo do Grotão recebe gratuitamente estudantes de escolas públicas e particulares para apresentação da cultura local através de filmes e palestras, realiza também rodas de capoeira e jongo abertas ao público. Neste domingo couvert artístico cobrado pelos músicos será de apenas 10 reais e o prato da tradicional feijoada na lenha será servido por apenas R$ 15 reais. O Quilombo do Grotão fica no Engenho do Mato, na rua 41, no Parque Estadual da Serra da Tiririca. O telefone de contato é 2709-5577.

SOS COMUNIDADE TRADICIONAL DA ALDEIA IMBUHY

Fórum das Comunidades Tradicionais em defesa da Aldeia Imbuhy
SOS COMUNIDADE TRADICIONAL DA ALDEIA IMBUHY
Recentemente vimos novamente o Exército retomar a tentativa de expulsar as famílias da Aldeia Imbuhy que estão naquela área antes mesmo da existência do Forte. Essa atitude representaria um ataque à cultura e à memória de nossa cidade e dos antepassados que construíram aquele local. Não podemos permitir que essa história se perca e aquelas 32 famílias fiquem desabrigadas. O Exército Brasileiro não usa aquela área para nenhuma atividade de segurança nacional e apenas querem retirar os moradores para avançar com suas atividades de lazer para generais, coronéis e seus amigos. Essa comunidade existe há mais de um século e são os verdadeiros responsáveis pela proteção do meio ambiente local. Com a saída deles o Forte pretende dar lugar a construção de um resort e isso representará o início do fim daquele local tão belo e importante para toda a cidade. Precisamos impedir isso e girar todos os nossos esforços para a defesa daquela comunidade tradicional! Vamos juntos!
ATO PÚBLICO NESTE DOMINGO ÀS 10 HORAS NA PRAIA DE ICARAÍ:

Comunidade Tradicional  da Aldeia Imbuhy novamente ameaçada pelo Exército.
Vamos juntos em defesa da permanência desta comunidade!