sábado, 27 de outubro de 2012

SAMBA DA COMUNIDADE - ANIVERSÁRIO DE PAULO EDUARDO GOMES (PSOL)!

SAMBA DA COMUNIDADE ESPECIAL

ANIVERSÁRIO DE PAULO EDUARDO GOMES (PSOL)

DIA 28 DE OUTUBRO (domingo)!

Feijoada a partir das 13h e Samba a partir das 15h.

QUILOMBO DO GROTÃO: UM ESPAÇO DE LUTA E CULTURA

EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DA CULTURA POPULAR!

SAMBA COM O GRUPO FAMÍLIA QUILOMBO com MARIANA BRAGA e WAGNER DO VALE

Desta vez, comemorando mais um ano de vida do nosso bravo e querido companheiro Paulo Eduardo Gomes, o vereador mais votado da cidade de Niterói. Vamos juntos!

Prato de feijoada: R$ 10,00 - Sem cobrança de couvert artístico! 

Contatos: 

Renatão do Quilombo - Associação da Comunidade Tradicional do Engenho do Mato (2709-5577 / 96502825) - renataodoquilombo@gmail.com

Fernando Tinoco - Associação dos Sitiantes Tradicionais da Serra da Tiririca (9731-7697).

Sítio Manoel Bonfim - Rua 41, Engenho do Mato - Serra da Tiririca, Niterói – RJ


sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Samba da Comunidade Especial!


Dia 14 de outubro - domingo - a partir das 13 horas!

A comunidade do Quilombo do Grotão agradece aos 1013 votos recebidos pelo companheiro Renatão do Quilombo que é o primeiro suplente do PSOL em Niterói!

O PSOL foi o terceiro partido mais votado da cidade e elegeu os dois vereadores mais bem votados, Paulo Eduardo (8.011 votos) e Renatinho Psol (6.304 votos), Elegendo ainda o professor 
Henrique Vieira (2.878 votos)!

Venham comemorar conosco:

Feijoada e Samba - Grupo Família Quilombo,
com Mariana Braga e Wagner do Cavaco.

Prato de feijoada apenas 10 reais - sem cobrança de couvert artístico.
Parabéns a todas e todos que acreditaram e seguem lutando com a gente por uma cidade mais justa e fraterna!

E segue a luta em defesa do meio ambiente e dos direitos humanos!

Em breve vamos juntos assumir esse mandato por 
MUDANÇA DE VERDADE em Niterói!

Renatão do Quilombo é o primeiro suplente do PSOL em Niterói!


O sol brilhou forte em Niterói! Agradeço a todos pelos 1.013 votos que tive, foi uma linda campanha de muita ética e de muita luta! Tenho muito orgulho de ser hoje o 1º suplente do PSOL na cidade! Agradeço ainda a toda população pela reeleição do nosso querido Renatinho PSol com 6.304 votos, segundo mais votado da cidade, coroando o belo mandato que ele fez durante os quatro anos de luta contra o governo Jorge, agradeço a volta de Paulo Eduardo Gomes como mais votado da cidade com 8.011 votos, esse bravo camarada que sempre se dedicou à defesa da nossa cidade, e a eleição do Henrique Vieira com 2.878 votos, jovem professor que chega forte para se somar às nossas lutas! Como 1º suplente do PSOL atuarei diariamente junto desses três bravos companheiros na defesa de uma Niterói melhor! E quero seguir contando com o apoio de todos vocês para continuarmos firmes com nossos propósitos em defesa do meio ambiente, dos direitos humanos e da cultura popular! Obrigado a todas e todos e a luta continua! Vamos juntos!!!!!!!!!!

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Apoio de Renato Rocketh - Baixista, cantor e compositor



 "O Renatão do Quilombo é um homem simples, íntegro e preocupado com as questões ambientais, culturais e sociais da nossa cidade. É de pessoas assim que Niterói está precisando."

Renato Rocketh - Baixista, cantor e compositor

Apoio de Flávio Serafini, professor de sociologia e candidato a prefeito pelo PSOL em Niterói



"Niterói precisa ampliar a bancada do PSOL na Câmara para buscar mudança de verdade! É muito importante votar em Renatão do Quilombo para termos um município que respeite o meio ambiente e os direitos humanos. Renatão do Quilombo é um guerreiro em defesa de uma cidade melhor".

Flávio Serafini, professor de sociologia e candidato a prefeito pelo PSOL em Niterói.

Apoio de Floriano Carvalho - poeta, desenhista e compositor musical



“O trabalho de Renatão do Quilombo é reconhecido por todos que respeitam o chão desta terra. O apoio à sua luta é quase um dever, queremos vê-lo defendendo na tribuna maior de Niterói a cultura e a tradição niteroienses, notadamente aquelas ligadas à história da Região Oceânica, de Itaipu, dessa Serra da Tiririca imponente que não pode ser destruída.”

Floriano Carvalho, poeta, desenhista e compositor musical.

Apoio do Mestre Claudio Arruda



“Essa luta o meu mano Renatão do Quilombo já venceu, pois sua militância pela vida não se resume a uma candidatura. Essa luta se renova a cada dia com sua conduta sempre correta e sua capacidade de reunir as pessoas por uma causa maior, uma causa coletiva.”

Claudio Arruda, mestre de capoeira.

EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE!

Quilombo do Grotão - Serra da Tiririca - área preservada por comunidades tradicionais locais.
É preciso seguir denunciando e lutando contra a implementação das alterações do Código Florestal! Não podemos mais eleger ninguém que não tenha compromisso de verdade com a sociedade e com o futuro da humanidade. Parlamentares que formam bancadas ruralistas e da especulação imobiliária devem ser repudiados e denunciados!

Precisamos acompanhar o dia a dia do parlamento e das lutas sociais para não votarmos errado e acabar contribuindo para a destruição do planeta! Em Niterói não é diferente, nossas Unidades de Conservação permanecem abandonadas, sendo destruídas ao longo desses 20 anos de governos omissos e comprometidos com interesses privados. Precisamos de MUDANÇA DE VERDADE!

Nossa luta pela proteção do Parque Estadual da Serra da Tiririca e todo o seu entorno é antiga e é diária. As áreas mais preservadas da Serra da Tiririca são as áreas onde se mantém a permanência de comunidades tradicionais. Esses povos são os verdadeiros responsáveis por termos hoje um local de tanta importância ambiental na cidade. As comunidades integram essa biodiversidade riquíssima da Serra da Tiririca! Por isso nossa luta é também pela permanência de todas as comunidades tradicionais em seus locais de moradia, onde desde sempre ajudaram a preservar, tais como os sitiantes da Serra da Tiririca, a comunidade do Quilombo Do Grotão; os caiçaras do Morro das Andorinhas (Acotma Andorinha Itaipu) , a comunidade do Morro da Peça/ Duna Grande, do Forte Imbuhy, da Comunidade Fazendinha Sapê, os pescadores artesanais do canto da praia de Itaipu e os índios da aldeia guarani de Camboinhas!



CULTURA E ESPORTE PARA TODOS!

Roda de Capoeira no Quilombo do Grotão

  A capoeira foi tombada como patrimônio imaterial Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 2008. Mas há muito ainda que se conquistar para a efetiva valorização dessa que é um das mais importantes manifestações culturais do nosso país, sendo a única modalidade esportiva originalmente brasileira e fundamentada em nossas tradições. O Quilombo do Grotão hoje tem o prazer de contar com aulas de capoeira 4 vezes por semana, todas gratuitas para alunos do ensino público. Com um mandato parlamentar lutaremos ainda mais pelo reconhecimento e ampliação do ensino da cultura afro descendente, inclusive com realização de aulas de capoeira e rodas de jongo em todas as escolas municipais.

Defendemos também o aproveitamento de áreas públicas e desapropriação de áreas privadas para criação de espaços públicos para prática de esportes em Niterói, especialmente na Região Oceânica e na Zona Norte, tão carentes desses espaços. As favelas e comunidades são certamente as mais prejudicadas, pois estão ainda mais distantes das pouquíssimas áreas de lazer existentes. É preciso lutar para que todas as crianças e adolescentes tenham tratamento digno e igualitário no município, com todos os seus direitos sendo respeitados!
Nossa luta por MUDANÇA DE VERDADE é uma luta que envolve também uma revolução no interior dos corações e mentes de cada um que hoje ainda não acredita na transformação que a sociedade precisa! O direito a uma educação pública, igualitária e de qualidade é o grande instrumento para esta transformação e vamos lutar muito por isso! Vamos juntos!


FORA DUTO DO COMPERJ: MAR LIMPO PARA TODOS!

Defendemos a suspensão do processo de licenciamento do emissário submarino do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro), que a Petrobras pretende construir na região de Itaipuaçu e trará sérias consequências às praias oceânicas de Niterói: Itacoatiara, Itaipu, Piratininga e Camboinhas.

Todas as porcarias industriais vindas do COMPERJ serão despejadas e trazidas pelas marés para as nossas praias. Segundo técnicos do próprio INEA, a totalidade da tabela periódica, ou seja, cianetos, fenóis, óleos, graxas e todos os demais elementos químicos existentes serão jogados no nosso mar.

Em pouco tempo estes dejetos atingirão Itacoatiara, Itaipu, Camboinhas e Piratininga. Esses materiais possuem características conservativas e cumulativas e se mantém no ambiente por um longo tempo, trazendo seríssimos danos de caráter ambiental (ecossistemas e vida marinha), social (pesca, moradia, lazer), turístico (eco turismo, turismo náutico, turismo subaquático, surfe) e econômico (comércios, pousadas, restaurantes).

Nosso mandato estará na luta junto dos movimentos sociais e ambientalistas para que o Poder Público determine a suspensão imediata do processo de licenciamento do Emissário Terrestre/Submarino do Comperj. Iremos realizar uma audiência pública em Niterói para que a população tome conhecimento de todos os riscos e se manifeste e exigir que o Poder Público solicite a elaboração de novo EIA/RIMA, melhor embasado e de melhor qualidade. No caso de uma possível instalação do Duto defendemos que seja adotado o reuso total dos dejetos industriais e o descarte ZERO de efluentes do Comperj, tecnologia já adotada pela própria Petrobras na Refinaria de Capuava (Recap), em São Paulo!


Esta é uma luta possível e necessária! Chega de sujeira no nosso mar! Vamos juntos!

Assine a petição eletrônica em: www.preserveassim.org


TODO APOIO ÀS COMUNIDADES QUILOMBOLAS!


Recentemente a Defensoria Pública da União, na Bahia, recorreu da decisão judicial que absurdamente determinou o despejo dos moradores da comunidade Rio dos Macacos. O território quilombola é alvo de disputa entre a comunidade que habita o terreno há quase 200 anos e a Marinha. Estudo do próprio Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) reconheceu a terra como área quilombola, ocupada bem antes da chegada da Marinha. No entanto, o Governo Federal se nega a intervir a autorizar a publicação deste relatório do INCRA que daria valor legal ao estudo realizado e serviria como instrumento para a regularização definitiva. Precisamos seguir denunciando essa ação da Marinha legitimada pela omissão do Poder Executivo! Não podemos admitir mais essa agressão ao povo quilombola e a nenhuma população tradicional deste país!

Em Niterói temos exemplos semelhantes no Forte Imbuhy onde a comunidade caiçara chegou ao local antes do Exército e agora sofre diversas com represálias e ameaças para deixar o local. Vamos juntos nessa luta!

Em defesa do meio ambiente, da cultura popular e por mais direitos para os trabalhadores, vote no PSOL: Flávio Serafini 50 e Renatão do Quilombo 50100

JUNTOS PODEMOS MUDAR!

Foram sonhos que motivaram a vida e a luta daqueles que ao longo da história foram transformando nosso mundo. Sem acreditar e lutar por um sonho, somos vítimas fáceis do capitalismo, aceitando o mundo como ele está. E o mundo não está bem.

"Eu tenho um sonho...", Pastor Martin Luther King.
"Sonho que se sonha junto é realidade", Dom Helder Câmara. 


"Sonhos, acredite neles", Lênin.

Nós temos um sonho para Niterói, o sonho de que uma outra cidade é possível!

Com seriedade e transparência podemos ter uma transformação nos rumos da administração municipal. Saúde, educação, esporte e lazer tem que passar a ser vistos como direito. O transporte e a mobilidade urbana também. Mudar Niterói é uma questão de colocar a política pública como prioridade, coisa que nunca aconteceu em nossa cidade. Mas isso não é um sonho impossível, muito pelo contrário. É uma realidade que precisamos construir, é necessário e temos que lutar por isso! Vale a pena sonhar, vale a pena acreditar e lutar por MUDANÇA DE VERDADE! Vamos juntos!
 

Quilombo do Grotão - Engenho do Mato


Nosso sítio leva o nome do meu avô, Manoel Bonfim. Escravo no Estado de Sergipe, veio para Niterói trabalhar na antiga Fazenda do Engenho do Mato. Em Niterói a família cresceu e lutou pelos direitos dos trabalhadores da fazenda. Na década de 50 a Fazenda Engenho do Mato foi à falência e todas as famílias foram perseguidas e forçadas a deixar as terras. Representantes da massa falida da fazenda, ligados à especulação imobiliária que loteou todo o bairro, atearam fogo na casa de trabalhadores e destruíram nossas plantações. Mas nossa família, junto a outros trabalhadores, lutou e resistiu. Com essa luta foi construída a primeira Reforma Agrária do Brasil, ocorrida aqui no Engenho do Mato.

Assim, todos os colonos receberam pequenos sítios na parte alta da fazenda, recebemos estas terras das mãos do Governo do Estado e mantivemos nossa luta. Graças à consciência destes pequenos sitiantes, o Engenho do Mato se tornou um lugar preservado e de grande importância cultural. A preservação ambiental praticada desde sempre por nós, possibilitou a criação do Parque Estadual da Serra da Tiririca. Hoje, seguimos lutando pelo meio ambiente e por nossas terras. Existem pessoas que defendem a saída das comunidades tradicionais da Serra da Tiririca. A especulação imobiliária e os poderosos que a defendem por dentro do Estado não admitem a nossa presença e a nossa resistência cultural e em defesa do meio ambiente. A preservação real do meio ambiente e da cultura local depende da permanência das comunidades e qualquer tentativa de impedir isso representará um retrocesso para as cidades de Niterói, Maricá e para a cultura nacional.

Vamos juntos nessa luta em defesa da verdadeira preservação ambiental e cultural de nossa região!

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

ATO PÚBLICO EM DEFESA DA ÁGUA, EM DEFESA DA VIDA!

PARTICIPEM DO ATO PÚBLICO EM DEFESA DA ÁGUA, EM DEFESA DA VIDA!

DIA 02/10/2012 (TERÇA FEIRA) - CENTRO DO RIO - AV. CHILE, EM FRENTE AO PRÉDIO DA PETROBRAS, DAS 12:30H ÀS 14:30H.

Toda extração de petróleo e gás gera um resíduo chamado de á
gua de produção, também conhecido como ÁGUA NEGRA. Nesse processo, são adicionados à água de produção diversos produtos químicos, tais como BIOCIDAS, ANTI-CORROSIVOS, ANTIESPUMANTES, INIBIDORES DE PARAFINA, ETANOL, SEQUESTRANTES DE OXIGÊNIO, METAIS PESADOS, ELEMENTOS RADIOATIVOS, dentre outros. Essa água não possui qualquer serventia e vem sendo descartada, há décadas, nos oceanos, sem tratamento adequado e sem qualquer fiscalização.
Infelizmente, até agora, temos assistido passivamente à transformação da BAÍA DE GUANABARA EM LATRINA de dejetos químicos perigosos e de poluentes industriais e com o COMPERJ querem despejar também o LIXO petroquímico nas nossas praias de Maricá e da REGIÃO OCEÂNICA!

O Estado do Rio de Janeiro estaria preparado para os riscos ambientais da instalação e funcionamento do COMPERJ? E o Brasil estaria preparado para os riscos de acidentes ambientais na exploração do Pré-Sal?

SONHOS, ACREDITE NELES!

Nosso sonho é um sonho possível! Queremos uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária! Chega de corrupção, exploração e desrespeito ao meio ambiente e aos direitos humanos! É possível mudar, precisamos acreditar e lutar! Vamos juntos!

Mudança de verdade em Niterói é com Flavio Serafini 50 e Renatão Do Quilombo 50.100

Apoio de Lenauro Mendonca - Tecnico de Turismo e diretor da TERRA BRASILIS.

"Conheci esta grande figura da SERRA DA TIRIRICA na luta pelo Parque Estadual da Serra da Tiririca e quando buscava uma experiência autentica e sustentável para os turistas estrangeiros que trago ao Brasil, foi no Quilombo do Grotão que começamos nosso projeto de credito de carbono para turistas e ecoturistas, mas lá também conheci outra luta, desde a Historia do Manoel Bonfim ate a das comunidades tradicionais, para manter sua cultura e a preservação da natureza. Este conjunto de bens materiais e imateriais que representa o QUILOMBO DO GROTÃO é hoje um dos grandes atrativos do turismo sustentável do RIO. Vendo o que Renatão fez por sua área, família e comunidade e ainda pelo turismo da Região Oceânica, me faz acreditar que ele representará muito bem todo esse contexto do bem na Câmara de Vereadores de Niterói. Eu voto Renatão do Quilombo!"
 
Lenauro Mendonca - Tecnico de Turismo e diretor da TERRA BRASILIS.

APOIO DE MARCIA SALLES, SERVENTUÁRIA DO TJRJ!

"Conheço Renatão de longa data, na trincheira das lutas da Serra da Tiririca e das comunidades tradicionais. Ao longo do tempo Renatão manteve-se fiel as suas raízes desenvolvendo a arte e a cultura no Quilombo. Voto em Renatão com a certez
a de que elegeremos um vereador comprometido com a cidade e com todos aqueles que lhe confiaram o mandato."

Marcia Salles, Serventuária do Tribunal de Justiça RJ e ativista em defesa da Serra da Tiririca desde 1989.