terça-feira, 28 de maio de 2013

28 DE MAIO - REDUÇÃO DAS MORTES MATERNAS: UM DEVER PARA O BRASIL E PARA O MUNDO!

28 DE MAIO - REDUÇÃO DAS MORTES MATERNAS: UM DEVER PARA O BRASIL E PARA O MUNDO!

Esta data marca o Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. O primeiro evento que marcou a data foi o IV Encontro Internacional Mulher e Saúde, que ocorreu na Holanda, em 1984. Três anos depois, na 5ª edição do Encontro, realizada na Costa Rica, foi proposto que,daquele momento em diante, fosse escolhido um tema relacionado à saúde da mulher para ações políticas, a serem realizadas sempre no 28 de maio. Desde então, a data tornou-se referência para a reflexão internacional sobre saúde da mulher.

No ano seguinte, em 1988, houve a Campanha de Prevenção da Mortalidade Materna, coordenada pela Rede Mundial de Mulheres pelos Direitos Reprodutivos e pela Rede de Saúde das Mulheres Latino-Americanas e Caribenhas, com envolvimento da Rede Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, do Brasil. A partir dessa ação, o governo brasileiro determinou, por meio da Portaria 663/94 do Ministério da Saúde, que o dia fosse instituído como data nacional para redução da morte materna.

Embora o país apresente uma tendência de redução das mortes maternas bastante expressiva, políticas como o EBSERH e a crescente privatização dos serviços de saúde preocupam pela falta de qualidade e compromisso público. É necessário que o Poder Público siga investindo na ampliação do acesso ao planejamento reprodutivo voluntário, na melhoria da qualidade da atenção pré-natal, na formação de profissionais para o atendimento adequado, humanizado e não discriminatório, no fornecimento de serviços e na ampliação do acesso aos cuidados obstétricos de emergência quando surgem complicações.
Vamos juntos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário