sábado, 1 de junho de 2013

LUTO PELA HOMOLOGAÇÃO DEFINITIVA DA TERRA INDÍGENA BURITI E PELA IMEDIATA APURAÇÃO DO ASSASSINATO DO ÍNDIO OZIEL DA ETNIA TERENA!

Mais uma vez um indígena foi assassinado, vítima da disputa por terras que por direito deveriam estar garantidas aos povos originários. Segundo relatos dos que estavam presentes no local, o índio foi morto por um disparo da Polícia Federal, em uma ação de reintegração de posse. A fazenda Buriti está em área reivindicada pelos índios em um processo que se arrasta há 13 anos. A terra indígena Buriti foi reconhecida em 2010 pelo Ministério da Justiça como de posse permanente dos índios da etnia Terena. A área de 17,2 mil hectares foi delimitada, e a portaria foi publicada no Diário Oficial da União.


Até hoje, porém, a Presidência da República não fez a homologação. O relatório de identificação da área foi aprovado em 2001 pela presidência da Funai, mas decisões judiciais suspendem o curso do procedimento demarcatório. O governo brasileiro vem sendo omisso e se tornando assim responsável pelas diversas mortes ocorridas em confrontos agrários pelo país! Os povos tradicionais e originários não podem mais ser vítimas deste descaso do Poder Público! Precisamos lutar mais ainda por nossos direitos e nos revoltar contra essa situação! Queremos a devida apuração dos culpados pela morte do índio da etnia Terena, de apenas 36 anos, que foi assassinado em uma ação policial autorizada pelo governo e pelo judiciário! Chega de impunidade e chega de ter um governo que beneficia os fazendeiros invasores em prejuízo de milhares de indígenas que são os verdadeiros donos das terras! Vamos juntos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário