quinta-feira, 6 de junho de 2013

Dia Mundial do Meio Ambiente no Quilombo do Grotão - Serra da Tiririca - Niterói

Quilombo do Grotão promove rodada de palestras no Dia Mundial do Meio Ambiente.
              Neste dia 05 de junho comemoramos mais um Dia Mundial do Meio Ambiente buscando novamente a conscientização de crianças e adolescentes para a necessidade de preservação da natureza e valorização das comunidades tradicionais e originárias. Infelizmente a degradação ambiental e a discriminação às comunidades responsáveis pela cultura desse país seguem ocorrendo desde a chegada de Cabral em 1500.

Precisamos urgentemente rever a forma com que a sociedade lida com seu ambiente natural e precisamos redescobrir e valorizar a nossa cultura popular tradicional e originária. Os povos que historicamente preservam a natureza não podem ser criminalizados por isso. É um absurdo a pauta desenvolvimentista do governo querer prevalecer sobre interesses humanitários e sócio-ambientais que são essenciais para o futuro do planeta. Seja em Belo Monte, onde a floresta e os índios vem sendo eliminados para garantir uma usina hidrelétrica que sequer atenderá a demanda esperada, ou aqui em Itaipu onde pescadores vem sofrendo com a poluição do mar gerada pelo despejo de lixo dos Portos do Rio, é preciso uma mudança radical de paradigma! A sociedade como um todo precisa atuar nesta mudança para que passemos rapidamente a valorizar mais a vida e menos o capital.

Neste sentido é que o Quilombo do Grotão pretende promover a integração entre diferentes culturas e buscar a conscientização de alunos, professores e de todos os visitantes que nos prestigiam. Por isso sempre realizamos atividades em datas que acreditamos ser centrais para o fortalecimento da luta por uma sociedade mais justa e fraterna.
Alunos do Ciep Rui Frazão participam ativamente de atividade no Quilombo do Grotão.
Este ano recebemos os alunos do CIEP RUI FRAZÃO SOARES e convidamos alguns parceiros de luta para expor pautas ambientais e sociais relativas ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

A Turma do 9º ano do CIEP, orientada por seus professores, fez uma importante apresentação de materiais reutilizados, levaram caixas e latas de massa corrida e tintas pintadas e trabalhadas manualmente, mostrando passo a passo como haviam feito o trabalho e expondo as condições que poderiam ser reutilizadas a partir deste beneficiamento.

O vereador Henrique Vieira (PSOL), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, falou sobre a absurda destruição de 50% das matas do nosso país nos últimos 50 anos e destacou a importância de se rever esse modelo de desenvolvimento para passarmos a cuidar e preservar nossos recursos naturais. Ele explicou ainda aos estudantes quais eram as atribuições e funções dele na Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal e convidou os alunos para uma visita a sede do Poder Legislativo da cidade.
Vereador Henrique Vieira (PSOL), presidente da Comissão de Meio Ambiente, fala para os estudantes no Quilombo do Grotão.
O biólogo Jorge Punaro, morador do bairro e conhecido defensor do meio ambiente, em especial da Serra da Tiririca, falou sobre as diversas formas de desenvolvimento sustentável. Destacou a necessidade das cidades promoverem uma adequada captação de esgoto das residências e deu exemplos de como o crescimento urbano desordenado pode representar um grave impacto ambiental e social como, por exemplo, o excesso de poluição que é gerado através da especulação imobiliária e o ambiente degradado que está sendo deixado para o futuro próximo.
Biólogo Jorge Punaro faz sua apresentação aos jovens no Quilombo do Grotão.
Falou também sobre a destinação e os impactos que o lixo vem causando e a necessidade de se consumir conscientemente, reduzir, reutilizar e reciclar o lixo. A reutilização da água também foi um dos focos de sua apresentação aos estudantes.

Em seguida, o engenheiro agrônomo Domingos Sávio Carvalho, de uma família de agrônomos, mantém-se na atividade familiar a mais de 40 anos, e falou da importância da cultura orgânica e agrícola para a qualidade de vida, propôs a criação de uma horta comunitária no Quilombo, construída em parceria com os alunos do CIEP. Falou do histórico familiar na vida agrônoma e agrícola e da importância que essa atividade tem em suas vidas.
Domingos Sávio participa de atividade no Quilombo do Grotão e propõe Horta Comunitária em parceria com os alunos do Ciep local.
Explicou ainda a dinâmica do funcionamento da cultura agrícola no Horto e fez um convite aos presentes para participarem das atividades que acontecem na Chácara Amazonas com agendamento prévio.

Fechando a atividade o professor de história Francisco Javier, morador do Engenho do Mato, apresentou um documentário para os estudantes. O vídeo, produzido por alunos de uma escola estadual na Vila Kennedy, em Bangu, no Rio de Janeiro, mostra a realidade daqueles adolescentes que buscaram na ocasião documentar um pouco sobre a relação dos moradores do bairro com o meio ambiente daquela comunidade.
Professor Francisco Javier encerra atividade no Quilombo do Grotão
junto com Henrique Vieira e Jorge Punaro
O professor em seguida realizou um debate com os alunos mostrando a proximidade daquela situação com o que acontece no Engenho do Mato e buscou conscientizar os adolescentes sobre a importância de atuar na comunidade em defesa do meio ambiente.

Durante esta semana nossa comunidade seguirá participando de outras atividades relativas a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente e no domingo será realizada no Quilombo do Grotão a entrega da Medalha João Batista Pettersen, de Defesa do Meio Ambiente e dos Direitos Humanos, a dois importantes professores que estão há décadas na luta sócio-ambiental, Carlos Walter (UFF) e Carlos Frederico (UFRJ). Em seguida, também no dia 09, teremos nossa tradicional feijoada na lenha acompanhada da roda de samba com o Grupo Choro Malandro, pelo encerramento da semana do Meio Ambiente e em comemoração ao aniversário de nosso líder comunitário Renatão do Quilombo. Todas e todos estão convidados!
Atividade de encerramento da Semana do Meio Ambiente e Aniversário de Renatão do Quilombo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário