quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

SAMBA DE FÉ PARA IEMANJÁ NO QUILOMBO DO GROTÃO

Dia de Iemanjá é comemorado no Quilombo do Grotão


            O Quilombo do Grotão realiza neste domingo a primeira edição do Samba de Fé e o início desta roda de samba que pretende homenagear as religiões de matriz africana será justamente no dia 02 de fevereiro, domingo, quando se comemora o Dia de Iemanjá. 

            O dia 02 de fevereiro é também conhecido como o dia de Nossa Senhora dos Navegantes. Com a escravidão de nações inteiras trazidas da África para o Brasil houve uma grande fusão entre religiões chamada de sincretismo religioso. Além das agressões físicas que eram absurdamente impostas ao povo negro, as diversas agressões morais e psicológicas passavam também pela proibição da prática religiosa. A religião católica era imposta como oficial e todos deviam segui-la. Assim, os negros organizavam propositalmente suas manifestações em dias-santos ou durante outras festividades católicas.

         Assim, os negros usavam imagens dos santos católicos e os equiparavam a seus orixás e organizavam propositalmente suas manifestações em dias-santos ou durante outras festividades católicas. E desta forma os cristãos foram aos poucos permitindo os cantos, batuques, danças e rezas ocorridas nas senzalas. Assim nasceu o sincretismo religioso.

“Hoje a fusão de crenças é uma realidade no Brasil, mas ainda precisamos lutar pela liberdade religiosa já que ainda existe bastante preconceito. A idéia do Samba de Fé é, além de proporcionar alegria e cultura, levantar esse debate contra qualquer forma de intolerância religiosa. Além disso, o samba será de primeira qualidade e todos serão muito bem vindos.”, disse Renatão do Quilombo, liderança do Quilombo do Grotão e presidente da Associação da Comunidade Tradicional do Engenho do Mato (ACOTEM).

A Roda de Samba será comandada por André Jamaica, músico que promete um repertório voltado para o afro, com jongos, ijexas e samba de roda. Ele será acompanhado do Grupo Família Quilombo, com membros da comunidade do Quilombo do Grotão e, em especial, a participação de Mariana Braga. O couvert artístico será de apenas 10 reais e a tradicional feijoada na lenha será servida no sistema de rodízio por somente 20 reais. O Quilombo do Grotão fica no Engenho do Mato, na rua 41, no Parque Estadual da Serra da Tiririca. O telefone de contato é 2709-5577.   

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

PROJETO QUILOMBO SOLAR SERÁ LANÇADO NESTE SÁBADO

Projeto "Quilombo Solar" é uma iniciativa do Quilombo do Grotão para gerar energia limpa em comunidades tradicionais.
No próximo sábado, dia 25 de janeiro, será lançado o Projeto “Quilombo Solar”. Uma iniciativa da comunidade do Quilombo do Grotão que pode representar um marco na defesa do direito democrático de acesso à energia elétrica. A comunidade, que vem recebendo apoio de professores universitários e ambientalistas, pretende demonstrar a independência que a Energia Solar Fotovoltaica proporciona.

 O Projeto Quilombo Solar instalará o primeiro sistema de micro-geração de energia solar na comunidade tradicional do Quilombo do Grotão, no Parque Estadual da Serra da Tiririca, Niterói, RJ e pretende expandir essa iniciativa para outras comunidades, como no Morro das Andorinhas, em Itaipu, e na Fazendinha, no Sapê, criando assim o que está sendo chamado de “Caminho Solar do Quilombo”.

 A Associação da Comunidade Tradicional do Engenho do Mato (ACOTEM) lançará na ocasião uma campanha de financiamento coletivo pela internet para custear a instalação deste primeiro sistema de geração de energia solar na comunidade tradicional e mobilizar os cidadãos para importância da geração de energia sustentável e preservação da Serra da Tiririca. Aqueles que fizerem doações receberão diversos brindes como camisas do Quilombo Solar, equipamentos eletrônicos que usam energia solar e convites para tradicional feijoada com samba da comunidade.    
Quilombo Solar é apresentado a todos e os trabalhos se iniciam dia 25/01

 A proposta é conciliar o desenvolvimento sustentável e o uso de energia renovável com a preservação das comunidades tradicionais e a cultura popular. Para isso, os remanescentes de quilombolas querem ter acesso à tecnologia de placas fotovoltaicas para tornarem-se micro-geradores de energia solar conforme possibilita a Resolução 482/12 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). 

 O projeto prevê a capacitação e participação de jovens, residentes no Engenho do Mato, na implementação do projeto como forma de conscientização e estímulo à geração de empregos verdes.

 A instalação do primeiro sistema solar em residência quilombola no Parque pretende servir de exemplo de preservação do meio ambiente para o resto da cidade e do Estado, mobilizando cidadãos além de cobrar do Poder Público a criação de políticas de incentivo ao uso de energias alternativas sustentáveis.

 Inscrições para jovens interessados na capacitação até dia 08 de fevereiro. Depois da reunião ocorrerá o tradicional Samba da Comunidade, a partir das 13 horas, com apresentação de Mariana Braga e Grupo Família Quilombo com prato de feijoada a apenas 10 reais.

Após a reunião do "Quilombo Solar" ocorrerá o tradicional SAMBA DA COMUNIDADE!

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

SAMBA E HOMENAGENS NA FESTA DE ANIVERSÁRIO DA ALA DE COMPOSITORES DA MANGUEIRA

Paulo Eduardo Gomes e Renatão do Quilombo homenageados pela Ala de Compositores da Mangueira, ao lado deles o Presidente Nino e os compositores Fernando Tinoco e Mauro de Quintino.
No dia 20 de janeiro, o vereador mais votado de Niterói, Paulo Eduardo Gomes (PSOL) e seu suplente Renatão do Quilombo (PSOL), que recentemente assumiu sua vaga durante um mês se tornando assim o primeiro vereador quilombola do Brasil, receberam uma homenagem da Ala de Compositores da Estação Primeira de Mangueira, em seu aniversário de 75 anos de fundação.


“Desde criança, por influência da minha avó, aprendi a gostar e torcer pela Mangueira. Confesso que fiquei muito emocionado hoje na Quadra! Minha militância nas telecomunicações, em defesa da democratização dos meios de comunicação e, principalmente minha luta junto ao Renatão, no Quilombo do Grotão, em defesa das mais diversas formas de cultura popular, me aproximaram do mundo do samba e me deram a honra de ter hoje esse reconhecimento. Muito obrigado a todos os compositores da Mangueira e a toda essa nação mangueirense!”, disse o vereador Paulo Eduardo Gomes ao receber a homenagem do compositor Nino, presidente da Ala dos Compositores da Mangueira.
Paulo Eduardo Gomes e Renatão do Quilombo homenageados pela Ala de Compositores da Mangueira.
Todos os vencedores de Samba-Enredo da historio da Mangueira receberam homenagens na ocasião e os ganhadores da disputa das Escolas do Grupo Especial em 2014 foram também homenageados pela Ala dos Compositores de Mangueira. Criada por Cartola em 19 de janeiro de 1939, com a cerimônia de batismo tendo ocorrido no dia seguinte, em 20 de janeiro, esta foi a primeira Ala de Compositores de uma Escola de Samba. Em sua formação inicial, contava com nomes imortalizados no cenário musical tais como Saturnino, Cartola, Carlos Cachaça, Isaltino Dias, Valdemiro Rocha, Manoel Matos, Aluízio Dias, Francisco Madesto, Sebastião de Oliveira, Edson de Souza, Orlando Batista, entre outros.


Paulo Eduardo Gomes e Renatão do Quilombo homenageados pela Ala de Compositores da Mangueira, ao lado deles o Presidente Nino e os compositores Fernando Tinoco e Mauro de Quintino.

sábado, 18 de janeiro de 2014

ALA DE COMPOSITORES DA MANGUEIRA COMEMORA 75 ANOS COM GRANDE FESTA

Nesta segunda-feira, 20 de janeiro, dia de São Sebastião e feriado na cidade do Rio de Janeiro, acontece a tradicional Festa de Aniversário da Ala de Compositores da Estação Primeira de Mangueira. Criada por Cartola em 19 de janeiro de 1939, com a cerimônia de batismo tendo ocorrido no dia seguinte, em 20 de janeiro, esta foi a primeira Ala de Compositores de uma Escola de Samba. Em sua formação inicial, contava com nomes imortalizados no cenário musical tais como Saturnino, Cartola, Carlos Cachaça, Isaltino Dias, Valdemiro Rocha, Manoel Matos, Aluízio Dias, Francisco Madesto, Sebastião de Oliveira, Edson de Souza, Orlando Batista, entre outros.

Hoje, a Ala tem o prazer e a honra de ter como membros grandes compositores, que fizeram e ainda fazem história, como, Hélio Turco, Tantinho e Nélson Sargento. Atualmente presidida pelo compositor Nino, a Ala já contou com os presidentes Xangô, Nelson, Cícero dos Santos, Mano Brogogério, Balico, Moacir, Pedro Barbé, Nenzinho, Nélson Sargento, Bira Maximiliano, Paulinho de Carvalho, Mestre Delegado, Comprido, Rody, Jerônimo GG e Partidinho.

A festa de 75 anos da Ala de Compositores da Mangueira acontecerá no Palácio do Samba, a Quadra da Mangueira, localizada na Rua Visconde de Niterói nº 1072 e terá início às 12 horas. A entrada será franca e na ocasião será servida gratuitamente a tradicional Tripa Lombeira. A Ala fará uma homenagem a todos os ganhadores de Samba Enredo do Grupo Especial. Dudu Nobre, ganhador de Samba Enredo na Mocidade Independente, e Elymar Santos, ganhador de Samba Enredo na Imperatriz, são presenças garantidas. Outras personalidades do mundo do samba também serão homenageadas durante o evento. A festa contará com diversas apresentações especiais de convidados e compositores da Estação Primeira e a roda de samba será comandada pelos grupos Precisão e Curtindo a Vida.

População se o se revolta com a Concessionária Águas de Niterói

População se revolta com a Águas de Niterói e lança página de protesto no Facebook

Infelizmente temos que considerar muito justa essa manifestação da população através do Facebook com a criação da fanpage: https://www.facebook.com/euodeioAguasdeNiteroi
Ano após ano, em especial no verão, milhares de pessoas sofrem com a falta de água na cidade. No verão passado realizamos uma importante reunião com a empresa, encaminhamos muitas coisas mas nada avançou por parte da concessionária...e prova disso é que neste verão a situação está se repetindo! Locais considerados "final de rede", como Engenho do Mato, Jurujuba, Martins Torres e outros, são os que sofrem mais. Mas tenho notícias de que no Centro e até em Icaraí tem faltado água! Mas apesar disso, a empresa não se opôs a aprovação da OUC...como entender isso? E além disso, temos outros problemas frequentes que precisam ser debatidos, como a situação do esgoto que é despejado em nossas Lagunas de Itaipu e Piratininga e a real situação do saneamento ambiental da cidade! Acho que está na hora da Câmara dar uma atenção maior a este tema. Vou conversar com a bancada do Psol Niterói para nos aprofundarmos nessa questão a fim de que no próximo verão não tenhamos mais esse tipo de questionamento! Vamos juntos!

APOIO À COMUNIDADE DO METRÔ MANGUEIRA - HABITAÇÃO DIGNA JÁ!!!


TEM DINHEIRO PARA A COPA MAS NÃO TEM PRA HABITAÇÃO!?!?!?!?
PRECISAMOS DENUNCIAR E LUTAR MUITO POR UM ESTADO REALMENTE DEMOCRÁTICO, JUSTO E IGUALITÁRIO!
Vejam as cenas impressionantes da absurda agressão realizada pela Polícia de Cabral aos trabalhadores, idosos e crianças na comunidade Metrô Mangueira: http://www.youtube.com/watch?v=R3DkSuRogF4