quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

PROJETO QUILOMBO SOLAR SERÁ LANÇADO NESTE SÁBADO

Projeto "Quilombo Solar" é uma iniciativa do Quilombo do Grotão para gerar energia limpa em comunidades tradicionais.
No próximo sábado, dia 25 de janeiro, será lançado o Projeto “Quilombo Solar”. Uma iniciativa da comunidade do Quilombo do Grotão que pode representar um marco na defesa do direito democrático de acesso à energia elétrica. A comunidade, que vem recebendo apoio de professores universitários e ambientalistas, pretende demonstrar a independência que a Energia Solar Fotovoltaica proporciona.

 O Projeto Quilombo Solar instalará o primeiro sistema de micro-geração de energia solar na comunidade tradicional do Quilombo do Grotão, no Parque Estadual da Serra da Tiririca, Niterói, RJ e pretende expandir essa iniciativa para outras comunidades, como no Morro das Andorinhas, em Itaipu, e na Fazendinha, no Sapê, criando assim o que está sendo chamado de “Caminho Solar do Quilombo”.

 A Associação da Comunidade Tradicional do Engenho do Mato (ACOTEM) lançará na ocasião uma campanha de financiamento coletivo pela internet para custear a instalação deste primeiro sistema de geração de energia solar na comunidade tradicional e mobilizar os cidadãos para importância da geração de energia sustentável e preservação da Serra da Tiririca. Aqueles que fizerem doações receberão diversos brindes como camisas do Quilombo Solar, equipamentos eletrônicos que usam energia solar e convites para tradicional feijoada com samba da comunidade.    
Quilombo Solar é apresentado a todos e os trabalhos se iniciam dia 25/01

 A proposta é conciliar o desenvolvimento sustentável e o uso de energia renovável com a preservação das comunidades tradicionais e a cultura popular. Para isso, os remanescentes de quilombolas querem ter acesso à tecnologia de placas fotovoltaicas para tornarem-se micro-geradores de energia solar conforme possibilita a Resolução 482/12 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). 

 O projeto prevê a capacitação e participação de jovens, residentes no Engenho do Mato, na implementação do projeto como forma de conscientização e estímulo à geração de empregos verdes.

 A instalação do primeiro sistema solar em residência quilombola no Parque pretende servir de exemplo de preservação do meio ambiente para o resto da cidade e do Estado, mobilizando cidadãos além de cobrar do Poder Público a criação de políticas de incentivo ao uso de energias alternativas sustentáveis.

 Inscrições para jovens interessados na capacitação até dia 08 de fevereiro. Depois da reunião ocorrerá o tradicional Samba da Comunidade, a partir das 13 horas, com apresentação de Mariana Braga e Grupo Família Quilombo com prato de feijoada a apenas 10 reais.

Após a reunião do "Quilombo Solar" ocorrerá o tradicional SAMBA DA COMUNIDADE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário