quarta-feira, 26 de março de 2014

SAMBA DA COMUNIDADE - HOMENAGEM À MARIANA BRAGA!

SAMBA DA COMUNIDADE: 29 DE MARÇO - SÁBADO

Amig@s, neste sábado faremos mais um Samba da Comunidade na comunidade do Quilombo do Grotão, sempre em defesa do meio ambiente e da cultura popular. E desta vez vamos comemorar o sucesso da nossa querida Mariana Braga que retornou a poucos dias de um grande show no Sri Lanka onde se apresentou com o Grupo Roda Viva representando a cidade de Niterói no Galle Music Festival. Mariana é filha de nossa terra e é um orgulho para todos nós! Precisamos celebrar e nada melhor do que fazer isso no Samba da Comunidade junto com todos vocês!
Vamos lá!!! :)

terça-feira, 25 de março de 2014

Contribuição ao I Encontro Nacional de Negras e Negros da CSP – Conlutas 23/03

Poder ao povo negro: a juventude e trabalhadores (as) !
Racistas não passarão!

Na ultima semana perdemos Claudia. Mulher negra, trabalhadora, pobre, assassinada brutalmente pela policia e arrastada como  um pedaço de carne por mais de 200 quilômetro. O Amarildo foi um dos casos de maior destaque, de mais um trabalhador negro, morto pela policia, e descartado como entulho, pelos mesmos algozes. Douglas, jovem negro da periferia de São Paulo, morto por policiais, que não foram capazes de responder  a pergunta: “porque o senhor esta fazendo isso?”

Infelizmente, não são casos isolados. Trata-se de uma politica de estado de extermínio da população negra, que criminaliza a pobreza e de modo racista aponta os que devem ser exterminados (as). Importante alguns dados, ainda de 2011, mas que mostram  a gravidade da nossa situação, que mesmo 126 anos depois da abolição, ainda não foi capaz de garantir a emancipação real destes sujeitos.

Segundo o IBGE, dos  14 milhões de analfabetos no Brasil, 70% são negros. As mulheres negras chegam a ganhar 70 % a menos que o homem branco. Entre os anos de 2001 a 2011, ocorreram 522 mil homicídios, algo como cinco guerras do Iraque, segundo a Unesco.  As vitimas são jovens moradores de áreas urbanas, e na ampla maioria negros. Em 2011, segundo dados do ministério da justiça, a probabilidade de morre um jovem negro chegava a ser 127% maior do que um jovem branco entre 15 e 25 anos de idade.

Em todo o Brasil a nossa população carcerária passa dos 500 mil detentos. Vivenciamos o encarceramento em massa, principalmente de mulheres que cresceu mais de 60% nos últimos anos. Por isso que os ladrões de 6 galinhas estão no presidio, enquanto os verdadeiros criminosos de colarinho branco riem a custas da guerra entre os próprios trabalhadores.

O estado racista e os limites do lulismo

Estes dados são reflexos do Estado racista, que mesmo quando forja espaços para garantir avanços, nos direitos sociais do povo negro, capitula a politica escravocrata das elites nacionais. É só olhar o Estatuto da Igualdade Racial, aprovado em 2010 no governo Lula, que apenas reforça o velho mito da democracia racial. Por conta dos acordos e negociações no parlamento burguês o texto do estatuto exclui: a politica de cotas, o direito a titulação das terras quilombolas, o direito a pratica e a liberdade religiosa de matriz africana, e não faz menção a politica publica de segurança nacional que genocida o povo negro.

O lulismo em 8 ano não foi capaz de avançar nestas bandeiras de modo significativo, ao ponto de garantir melhores condições de vida para esta parcela da população. Mesmo a politica de cotas casadas, raciais e sociais, ainda se mostram aquém da demanda. Esta politica, sobretudo nas universidades deve ser acompanhada de bolas assistências, de pesquisa e de permanência, dos mesmos nestes espaços. Isso sem falar que a politica de cotas é um meio, e não o fim. A luta pelo fim do vestibular, apartheid social e racial, e por uma educação universal, publica, gratuita e de qualidade, é a única solução possível para este problema.

A esquerda brasileira necessita travar uma luta pelo fim do genocídio da população negra, como eixo central, a capaz de unificar todos os setores, para além das diferenças, e fortalecer a luta coletiva contra o estado racista. É necessário resgatar a identidade negra, como elemento revolucionário!

Guerra ao tráfico e ao crime

Para não resolver a desigualdade social fruto do próprio capitalismo, a burguesia emprega então essa guerra as drogas, inclusive aplicando à essa guerra o combate ao tráfico de "drogas". Mas porque determinadas drogas são ilícitas e outras lícitas? Porque será que apenas nas periferias os jovens que consomem drogas são perseguidos e assassinados pela PM?

Se estivessem interessados mesmo em discutir e resolver a questão das drogas - enquanto um problema de saúde, e não de segurança pública - a descriminalização e legalização das drogas com controle do Estado seriam o caminho para o debate menos moral e perversamente racista.

E somos nós militantes do movimento negro quem devemos empunhar essa bandeira ao lado de nossos irmãos, irmãs e jovens da periferia que são assassinados e encarcerados diariamente.

E a violência: O debate sobre a desmilitarização...50 anos da Ditadura, nunca mais!

A luta pela desmilitarização deve ser empunhada fortemente pelos movimentos sociais, e hoje o movimento negro tem uma tarefa central ao pautar por ser auto-organização daqueles que mais brutalmente sofrem o peso da repressão policial. Essa bandeira como uma luta transitória para a construção de um controle operário sobre a violência do Estado, construindo uma estrutura de defesa de classe, e no nosso caso, controlada democraticamente na defesa da classe trabalhadora. Sabemos o papel da polícia militar, herdeira do legado da ditadura militar, e estruturalmente ligada à manutenção da burguesia no controle do Estado Burguês.

E a Copa ?

Em ano de Copa do Mundo, não é possível nos furtar do debate da violência e da prostituição. Ataques as mulheres, sobretudo as pobres e negras, mais vulneráveis aos aliciamentos e recrutamento para a indústria do sexo. É só olhar Berlim e África do Sul, países sede das copas anteriores, que se transformaram em prostíbulos ao seu aberto com a conivência do Estado. É necessário iniciarmos uma campanha para denunciar esta violência e impedir que nossas mulheres sejam as novas vitimas dos megaeventos.

Contudo, depois de Junho de 2013, os trabalhadores não repousam mais pacificamente em suas casas aceitando tranquilamente a exploração diária que lhes é imposta na sua rotina casa-trabalho, trabalho-casa. Tirar as lições de junho, é compreender que as ruas são o nosso palco, o espaço em que deveremos colocar as nossas pautas e garantir nossa soberania. Desde 2013, revoltas contra o assassinato de jovens nas periferias, das repressões aos rolezinhos, revoltas nos metrôs e terminais de ônibus, as novas investidas para implementação de UPP nos morros do Rio de Janeiro tem sido reprimido pelo povo, povo que caracteristicamente tem a cor da pele preta, e não à toa.

Por isso defendemos que este encontro deve se posicionar:

Chega de genocídio e encarceramento em massa!
Pelo fim da criminalização da pobreza!
Pela valorização da cultura negra!
Pelo fim da guerra às drogas!
Pelo fim da polícia militar da ditadura! Desmilitarização já!
Por um encontro nacional dos movimentos de Junho para armarmos a juventude e os lutadores!
Por uma campanha do conjunto da esquerda de combate a violência contra a mulher e de denuncia da mercantilização do corpo da mesma, sobretudo a partir da prostituição e trafico de mulheres!
Pela politica de cotas nas instituições publicas e universidades: pelo fim do vestibular e pela universalização da educação pública, gratuita e de qualidade!
Pela regularização das terras quilombolas!


NEGROS E NEGRAS DO CONSELHO POLÍTICO DO MANDATO DO PAULO EDUARDO GOMES/RENATÃO DO QUILOMBO - LRS-REAGE SOCIALISTA/PSOL

domingo, 23 de março de 2014

AUDIÊNCIA PÚBLICA: NITERÓI E OS CAMINHOS DA ENERGIA SOLAR

Energia Alternativa em Niterói
Na próxima segunda-feira a partir das 17h30, através do Mandato do Vereador Paulo Eduardo Gomes, realizaremos na Câmara Municipal a Audiência Pública “Niterói e os Caminhos da Energia Solar”. A energia solar é uma das fontes de energia alternativa que possui maior potencial de aplicação na nossa cidade.

 A ANEEL - Agencia Nacional de Energia Elétrica, na Resolução 482, de abril de 2012 permite que sistemas fotovoltaicos – e outras formas de geração de energia a partir de fontes renováveis – se conectem à rede elétrica de forma simplificada, atendendo o consumo local e injetando o excedente na rede, gerando créditos de energia. Desta forma, é possível praticamente zerar a conta de luz com o uso da energia solar, pagando apenas o custo de disponibilidade da rede.

No Quilombo do Grotão já estamos tentando colocar isso em prática! A proposta é conciliar o desenvolvimento sustentável e o uso de energia renovável com a preservação das comunidades tradicionais e a cultura popular. O Projeto “Quilombo Solar” ainda não conseguiu apoio do Poder Público e vem buscando financiamento através da Internet para instalar as placas fotovoltaicas e a comunidade se tornar micro-geradora de energia solar.

Conheça o Projeto Quilombo Solar e contribua para que a comunidade do Quilombo do Grotão instale sua placas solares. Veja o vídeo onde o Deputado Marcelo Freixo explica o Projeto e pede o apoio de tod@s: 

Compareça à Audiência Pública, nos ajude a fazer esse debate com o Poder Público e assim conseguir avançar na geração de energia alternativa na cidade. Vamos juntos!


22 DE MARÇO: DIA MUNDIAL DA ÁGUA


Neste dia é importante lembrar que a água é um direito! Nosso corpo é 70 por cento água. A água é um recurso natural de qual todos os seres vivos dependem. A privatização da água e do saneamento em geral é um risco para todos nós! Pelo menos três quartos da água consumida hoje é consumida pelo agronegócio no Brasil e o setor não assume nenhuma responsabilidade para garantir o tratamento da água e o acesso do restante da população. Enquanto isso grandes empresas de água, como a Vivendi e Suez da França e Thames Water da Grã Bretanha, atuam também por aqui e lucram milhões com o nosso consumo de água. A Empresa Águas do Brasil, que dirige, por exemplo, a Águas de Niterói, é uma gigante do mercado da água. Precisamos repudiar essas privatizações! Água é um direito de todos e precisamos preservá-la de forma pública, como um bem comum! 

sexta-feira, 21 de março de 2014

FEIJOADA E RODA DE SAMBA NO QUILOMBO DO GROTÃO COM O GRUPO SÓ AMIZADE!

Roda de Samba no Quilombo do Grotão - vamos apoiar o Projeto Quilombo Solar

Neste sábado, dia 22/03 a partir das 13 horas faremos nossa tradicional feijoada acompanhada por uma roda de samba de primeira. O Grupo Só Amizade é formado por um conjunto de amigos, negros e trabalhadores da região de Niterói e São Gonçalo, que se uniram para fazer samba de raiz da melhor qualidade. O Grupo estava afastado há algum tempo e faz agora seu retorno ao mundo do samba no Quilombo do Grotão! Será uma honra para a nossa comunidade participar dessa volta do Grupo Só Amizade! Contamos com a presença de todo@s vocês! Vamos lá!!!

Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial

Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial
A Organização das Nações Unidas (ONU) institui a data de 21 de março, como o dia de luta pela eliminação da Discriminação Racial. O dia resgata a lembrança dos ideais de homens, mulheres e crianças que morreram no “massacre de Sharpeville” ocorrido em Joanesburgo, na África do Sul, durante o regime do Apartheid, por simplesmente buscarem uma sociedade igualitária sem discriminação racial.

Em 21 de março de 1960, em Joanesburgo, na África do Sul, 20.000 pessoas faziam um protesto contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a portar um cartão que continha os locais onde era permitida sua circulação. Porém, mesmo tratando-se de uma manifestação pacífica, a polícia do regime de apartheid abriu fogo sobre a multidão desarmada resultando em 69 mortos e 186 feridos.

Precisamos repudiar e denunciar cada vez mais as práticas de discriminação ainda existentes em nossa sociedade! Vamos juntos!

CHEGA DE BARBÁRIE! DIREITOS HUMANOS PARA TODOS!


                                 Precisamos dar um BASTA na barbárie em que estamos vivendo!
O povo trabalhador das favelas e comunidades não pode ser visto como inimigo e precisa ser respeitado de verdade pelo Estado. Os inimigos são os que roubam dinheiro público, deixam de investir em educação, saúde e qualidade de vida, deixam de investir realmente em uma segurança pública libertadora e humanizada para seguir lucrando com seus interesses privados como, por exemplo, com o tráfico de drogas e de armas! Precisamos começar a construir uma nova polícia, desmilitarizando-a e criando uma polícia que dialogue realmente com as necessidades do povo trabalhador, que atue na prevenção e use racionalmente a força! O assassinato da Claudia não pode ficar impune! Precisamos iniciar um movimento de mudança já!

DEU NO JORNAL: SEU BICHINHO, NOSSO GUARDIÃO!


Vejam a importante coluna "Perfil" publicada no Globo Niterói sobre o Seu Bichinho, o verdadeiro guardião do Morro das Andorinhas, símbolo da luta das comunidades tradicionais de Niterói e do Brasil. Um reconhecimento mais do que justo a esse homem que teve sua casa demolida pelo Estado injustamente, lutou e resistiu junto a sua família e mostrou para a cidade a importância das comunidades da Serra da Tiririca na proteção e preservação daquele território. Parabéns Seu Bichinho! 

http://oglobo.globo.com/rio/bairros/seu-bichinho-o-guardiao-do-morro-das-andorinhas-ha-72-anos-11902724

MARIANA BRAGA ESTEVE NO SRI LANKA COM GRUPO RODA VIVA!

                                      MARIANA BRAGA ESTEVE NO SRI LANKA COM GRUPO RODA VIVA!

Filha do Quilombo do GrotãoMariana Braga realizou uma agenda de show na República Democrática Socialista do Sri Lanka, no sul da Ásia. Mariana foi junto com o Grupo Roda Viva representando o Brasil no Galle Music Festival. O Grupo Roda Viva é composto por jovens de Niterói que vem se destacando no mundo do samba, são eles: Mariana Braga, Daniel Scisinio, Bruno Campos, Yuri Portela e Gustavo Carvalho. Parabéns a todos esses jovens que tanto honram a nossa cidade, em especial a nossa querida Mariana Braga que é um grande orgulho para nossa comunidade!!! 

DIA DO CAIÇARA - Homenagem do Fórum das Comunidades Tradicionais de Niterói

DIA DO CAIÇARA - Homenagem do Fórum das Comunidades Tradicionais de Niterói
       Nossa carinhosa saudação a todo povo caiçara do Brasil. Eles são verdadeiros protetores do nosso litoral, são um dos mais importantes exemplos vivos do que significa viver em harmonia com o meio ambiente! Estas comunidades vem sendo muito ameaçadas ao longo de décadas e cada vez mais vem sendo prejudicadas pela pesca predatória e pela especulação imobiliária que avança sobre as áreas litorâneas do país. É preciso unir forças em defesa do povo caiçara e de todos os pescadores artesanais! Sem eles os recursos naturais estarão seriamente ameaçados e a nossa cultura tradicional será perdida! Todo apoio aos caiçaras!

SAMBA DO DIA DA FLORESTA NO QUILOMBO DO GROTÃO



Para sensibilizar a população sobre a importância das florestas na manutenção dos ecossistemas e no desenvolvimento sustentável, a ONU estabeleceu o dia 21/03 como o Dia Internacional das Florestas. No dia 16/03 fizemos a questão de lembrar e comemorar a data no Quilombo do Grotão em uma Roda de Samba especial com Família Quilombo e o nosso amigo André da Mata, um jovem cantor e compositor nordestino apaixonado pelo samba e pela natureza. Contamos também com o grande amigo, o Cidadão do Samba, Zé Katimba, apresentando seus belíssimos sambas que compôs ao lado de figuras como Martinho da Vila, João Nogueira e outros.


Na ocasião fizemos também algumas importantes homenagens a defensores do meio ambiente da nossa cidade! A Associação da Comunidade Tradicional do Engenho do Mato - Niterói - RJ (ACOTEM), o Quilombo do Grotão e a Associação de Sitiantes Tradicionais da Serra da Tiririca (ASSET) entregaram Moção de Aplausos para o biólogo Jorge Punaro - morador da região e grande aliado na luta pela Serra da Tiririca e Quilombo desde o seu início - para a bióloga Ana Angélica - também moradora da região e importante ativista na luta em defesa do meio ambiente local - para o músico Zé Katimba - que tanto vem se dedicando à proteção da comunidade do Quilombo do Grotão e consequentemente à proteção da nossa cultura e ambiente - e para o músico André da Mata, jovem talento que, vindo de Mossoró, se aproximou do Quilombo e já vem também sendo parte desta luta. E por fim, o Sítio Carvalho, localizado no Sapê, que resiste à especulação imobiliária e luta conosco em defesa do meio ambiente no Fórum das Comunidades Tradicionais, recebeu das mãos do vereador Paulo Eduardo Gomes e de Renatão do Quilombo, o Título Ecologia e Ambientalismo, aprovado pela Câmara Municipal de Niterói. Parabéns a todos e a luta segue em defesa do meio ambiente e das comunidades tradicionais!
                                                 
                                        Homenagem ao biólogo Jorge Punaro

                                      
                                          Homenagem à bióloga Ana Angélica de Barros, professora da UERJ
Homenagem aos músicos Zé Katimba e André da Mata

Paulo Eduardo entrega o Título Ecologia e Ambientalismo,da Câmara Municipal, ao Sítio Carvalho Plantas.