quarta-feira, 16 de abril de 2014

RODA DE SAMBA: "SAUDAÇÃO AOS TAMBORES" NO QUILOMBO DO GROTÃO

SAUDAÇÃO AOS TAMBORES NO QUILOMBO DO GROTÃO

Com Mingo Silva e André da Mata

 Neste dia 20/04, domingo, a partir das 13h, o Quilombo do Grotão vai apresentar a Roda de Samba "SAUDAÇÃO AOS TAMBORES", comandada por Mingo Silva e André da Mata. Será uma roda muito especial com esses talentosíssimos jovens defensores do samba de raiz e da cultura popular! Na oportunidade estaremos também homenageando os povos indígenas pelo seu dia em 19 de abril e por sua importância e luta histórica. 


André da Mata é de Mossoró, no Rio Grande do Norte, e desde criança é um apaixonado pelo samba. Saiu em direção ao Rio de Janeiro para conhecer seus grandes ídolos e hoje canta ao lado de muitos deles porque seu talento foi imediatamente reconhecido nas rodas de samba cariocas. André também é um compositor de primeira e suas músicas logo são recepcionadas pelo público com facilidade.

Mingo Silva é natural de Niterói e também é um defensor dos movimentos em defesa do samba de raiz. Talentoso Compositor, percussionista e cantor de simplicidade ímpar e pura simpatia, difícil é conhecê-lo e não se encantar. Sempre presente nas rodas de samba do Rio de Janeiro, conviveu com grandes talentos e aprendeu acompanhando como percussionista grandes mestres do samba como Luiz Carlos da Vila, Ratinho, Monarco, Noca da Portela entre outros.

Esta dupla comandará o show “SAUDAÇÃO AOS TAMBORES” e é sem dúvida a certeza de um maravilhoso dia de samba e alegria! 


O Quilombo do Grotão está localizado no Parque Estadual da Serra da Tiririca, na vertente do Engenho do Mato, em um sítio chamado Manoel Bonfim, nome do fundador da comunidade. Lá uma grande família de remanescente de quilombo há décadas resiste à especulação imobiliária. Eles lutam para permanecer no local onde sempre viveram e onde foram e continuam sendo os principais responsáveis pela preservação do meio ambiente.
O Quilombo do Grotão resgatou costumes e tradições locais. A deliciosa feijoada na lenha, as rodas de samba de raiz, as rodas de capoeira, o jongo e até os rituais religiosos ressurgiram na comunidade. Inúmeras pesquisas da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apontam a importância deste resgate feito pelo Quilombo do Grotão. O telefone do Quilombo é 2709-5577. Acompanhe no Facebook: www.facebook.com/quilombodogrotao
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário