sexta-feira, 22 de abril de 2016

DIA MUNDIAL DA TERRA: POUCOS MOTIVOS PARA FESTA!

Dia Mundial da Terra - a luta precisa continuar. Renatão do Quilombo

DIA MUNDIAL DA TERRA: POUCOS MOTIVOS PARA FESTA!
Esta data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2009 para marcar a responsabilidade coletiva para promover a harmonia com a natureza e a Terra e alcançar um balanço entre economia, sociedade e ambiente. No entanto, sabemos que no atual modelo econômico é impossível alcançar este equilíbrio. A essência do capitalismo não permite que a defesa do meio ambiente seja realmente vista como prioridade frente aos interesses das grandes empresas e dos setores que lucram com a destruição e a poluição do nosso planeta.
Infelizmente ainda temos muita luta pela frente, mas isso não pode nos fazer desanimar. É preciso resistir e reafirmar a necessidade de transformação real dos valores e interesses da sociedade. O lucro não pode seguir na frente da vida! Crescimento econômico se faz com busca de igualdade de condições, com a construção de um sistema igualitário e fraterno que priorize as pessoas e os necessários cuidados com o ambiente. 

O dia de hoje marcou o compromisso de 175 países com o Acordo de Paris, com uma série de compromissos para conter o aquecimento global. No entanto, sabemos que muito pouco do que é firmado nestes compromissos é de fato colocado em prática. Vide o Protocolo de Kioto, que também já tratava de mudanças climáticas. É preciso pôr em prática os compromissos voluntários já anunciados e iniciar um processo participativo para avançar nas medidas que precisam ser implementadas para ajudar a Terra a diminuir o desequilíbrio causado por ações humanas oriundas do sistema neoliberal que vem destruindo totalmente nosso planeta! 

Vamos juntos resistir, fazer a nossa parte e exercer forte controle social, para cobrar as medidas necessárias e assim, um dia, termos realmente o que comemorar nesta data! Segue a luta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário