quinta-feira, 7 de julho de 2016

COMITÊ OLÍMPICO BARROU RELIGIÕES AFRO NA VILA OLÍMPICA

Renatão do Quilombo, liderança do Quilombo do Grotão, denuncia:
Comitê Olímpico da Rio 2016 vetou a participação de religiões afro-brasileiras na Vila Olímpica

Mais um absurdo a ser fortemente denunciado e repudiado por todos nós que defendemos o FIM da INTOLERÂNCIA RELIGIOSA! Vamos compartilhar e fazer nosso repúdio chegar ao Comitê Olímpico da Rio-16! Eles terão que rever essa posição totalmente criminosa e discriminatória!
O Comitê da Rio-2016, responsável pela organização da Olimpíada, escolheu apenas cinco religiões para terem representantes em seu centro inter-religioso, montado na Vila Olímpica para atender atletas que participarão do evento. Somente cristãos, judeus, muçulmanos, budistas ou hindus terão sacerdotes de suas religiões no espaço. Ou seja, um Centro Ecumênico, mas nem tanto! Demonstrando claramente o preconceito que diversos setores da sociedade ainda mantém em relação ao povo negros e a todas as questões que envolvam diversidade. É inaceitável que ainda hoje passemos por este tipo de constrangimento e discriminação. Já passou da hora de extinguirmos de uma vez por todas esse tipo de atitude, e só conseguiremos isso com muita denúncia, resistência e conscientização da atual e, principalmente, das futuras gerações! O ensino da cultura negra e indígena nas escolas, que foi uma luta de décadas, até hoje não está sendo realmente praticado e a inclusão dos temas relacionados ainda passam longe da grande maioria do currículo escolar. Essa seria uma das formas de enfrentamento a médio e longo prazo para buscarmos acabar com a intolerância e o preconceito!
De acordo com o censo populacional de 2010 do IBGE, o candomblé/umbanda e o espiritismo (que também ficou de fora) são as religiões com mais praticantes no país depois dos católicos e dos evangélicos. Não há justificativa plausível para se fazer um "Centro Inter-Religioso" no Rio de Janeiro, ou mesmo em qualquer logar do Brasil, que não contemple essas religiões!
Vamos nos somar a luta dos movimentos de combate à intolerância religiosa e solicitar apoio da OAB/RJ e da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, para que o Comitê Olímpico seja notificado de que esta decisão intolerante e preconceituosa não será aceita por nós que defendemos uma sociedade realmente livre de qualquer tipo de discriminação! Vamos juntos!
Vejam a matéria do Jornal O Dia sobre o tema: http://goo.gl/o8j1Hm

Nenhum comentário:

Postar um comentário