segunda-feira, 26 de outubro de 2015

OUTUBRO ROSA: NA LUTA POR UM SUS DIGNO PARA TODAS!

Outubro Rosa: Em defesa de um SUS público e universal que garanta a saúde de TODAS as mulheres!
OUTUBRO ROSA: NA LUTA POR UM SUS DIGNO PARA TODAS!
O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização pela prevenção do câncer de mama e deve ser também um mês de mobilização pelo acesso das mulheres aos exames da mama. A Lei 11.664/08 estabelece que o SUS deve assegurar a TODAS as brasileiras a realização efetiva da mamografia a partir dos 40 anos de idade. Esta lei específica apenas reforça um direito já garantido a todas as mulheres na própria Lei 8.080/90, que criou o Sistema Único de Saúde e que garante, conforme estabelece também a Constituição Federal, a saúde como um direito fundamental, obrigando o Estado a prover todas as condições indispensáveis para a garantia da vida da população. 

No entanto, sabemos que esses exames ainda são de difícil acesso para a maioria das mulheres no Brasil, sendo as mulheres negras do norte-nordeste as que mais sofrem com esse descaso do governo. E infelizmente o processo de desigualdades raciais no acesso aos serviços de saúde permanece em todas as regiões do País.


Uma pesquisa de 2014, do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, mostrou que o percentual de mulheres na faixa etária de maior risco [50 a 69 anos] que fazem a mamografia pelo SUS não passa de 14% a 34%. Tratando-se, portanto, de uma cobertura mínima! Para o Brasil, em 2015, são esperados 57.120 casos novos de câncer de mama, com um risco estimado de 56,09 casos a cada 100 mil mulheres. Por esse motivo a prevenção torna-se uma arma extremamente importante para o combate à doença! E, obviamente, é fundamental termos cada vez mais a consciência de que devemos lutar em defesa do SUS que a sociedade conquistou, universal, integral e de qualidade, e que não nos é oferecido por total descaso dos governos, tanto a nível federal, quanto estadual e municipal.


É importante que as mulheres, independentemente da idade, façam o auto-exame das mamas e ao identificarem alterações suspeitas, procurem o serviço de saúde para avaliação profissional. E vamos juntos em defesa do SUS 100% público, gratuito e de qualidade! ‪#‎OutubroRosa‬

Nenhum comentário:

Postar um comentário