quarta-feira, 28 de outubro de 2015

SAMBA DA COMUNIDADE: QUILOMBO DO GROTÃO NA LUTA CONTRA A PEC 215

Quilombo do Grotão na luta contra a PEC 215
SAMBA DA COMUNIDADE - SÁBADO 31 de Outubro!
Neste sábado teremos mais um Samba da Comunidade no Quilombo do Grotão, com nosso grupo Família Quilombo e convidados especiais! O Samba da Comunidade, além de ser um espaço de valorização da cultura e da nossa arte, é sempre também um momento que aproveitamos para refletir e fazer ecoar algumas importantes lutas sociais! Venha saborear nossa feijoada tradicional, curtir nossa roda de samba e se somar às nossas lutas!
Nesse evento queremos chamar a atenção para a luta CONTRA a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 215/2000 que tramita neste momento no Congresso Nacional. Essa PEC é chamada de PEC do Extermínio, pois pretende fazer com que a demarcação de terras indígenas e quilombolas deixe de ser um dever do Estado, passando a deixar cada caso para a análise de Deputados e Senadores que a seu bel-prazer vão conceder ou não o direito desses povos. Povos indígenas, quilombolas, populações tradicionais em geral e o meio ambiente, estão seriamente ameaçados por esta PEC, já que inclusive Unidades de Conservação não poderão ser mais criadas por Decreto do Poder Executivo. De cara, por exemplo, a PEC 215 pode paralisar 228 processos de demarcação de Terras Indígenas. Com relação a Unidades de Conservação, ao longo de décadas de luta em defesa do meio ambiente, das 310 UCs federais criadas nos últimos 65 anos, apenas cinco foram iniciativa do Congresso – ou 0,03% da área total das UCs federais. É o lobby de Katia Abreu, sua turma de pecuaristas, ruralistas e toda a corja de desmatadores do país, que vai avançar a passos largos se a população não reagir com firmeza imediatamente. 
Neste sábado talvez alguns irmãos indígenas estejam conosco no Samba da Comunidade para colher apoios para o abaixo-assinado contra a PEC 215 e seguir avançando! Vamos juntos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário