terça-feira, 17 de novembro de 2015

MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA NO QUILOMBO DO GROTÃO 2015

Quilombo do Grotão comemora Consciência Negra com muita luta e cultura!
Este mês iniciamos as atividades em comemoração da Consciência Negra, neste ano de 2015, celebramos 320 da morte do guerreiro Zumbi dos Palmares, mas lembramos também que antes dos embates, estava a sua esposa Dandara articulando as táticas e estratégias de resistência e lado a lado guerreando contra o sistema escravocrata da época, muito pouco a história nos conta sobre Dandara, mas devemos lembrar que por trás de todo homem bem sucedido, há uma mulher que o preparou para tal, seja na função de mãe, avó, tia, esposa...

Com Zumbi não foi diferente, Dandara se opôs ao tratado de paz que Ganga Zumba tentara selar com os holandeses, e junto com Zumbi resistiu à escravidão até o último momento de sua vida, vindo a suicidar-se em 6 de fevereiro de 1694 após ser presa, para que não retornasse à condição de escrava.

Neste ano estaremos falando dos Direitos Humanos, e convidamos tod@s a se somarem às atividades, uma vez que são abertas ao público.

O Quilombo do Grotão está localizado na Serra da Tiririca e fica no sítio Manoel Bonfim, onde uma grande família quilombola há décadas resiste à especulação imobiliária e às opressões do Estado. Estado este, que infelizmente em vários momentos ainda tenta absurdamente discutir a retirada de comunidades tradicionais dos locais onde sempre viveram e onde foram e continuam sendo os principais responsáveis pela preservação do meio ambiente.

O Quilombo do Grotão é também sub-sede da ASSET - Associação dos Sitiantes Tradicionais da Serra da Tiririca, que congrega todos os sitiantes tradicionais que lutam em defesa da Serra da Tiririca antes mesmo do local se tornar uma Unidade de Conservação. ASSET e ACOTEM seguem resistindo para permanecer nos seus sítios, lutando como fazem a décadas pela proteção daqueles locais.



"POR MENOS QUE CONTE A HISTÓRIA, NÃO TE ESQUEÇO MEU POVO.
SE PALMARES NÃO EXISTE MAIS, FAREMOS PALMARES DE NOVO."

VALEU DANDARA,
VALEU ZUMBI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário