Neste final de semana segue a luta da Consciência Negra no Quilombo do Grotão. |
SAMBA DA COMUNIDADE: LUTA E CULTURA NO QUILOMBO!
Neste fim de semana daremos continuidade às nossas atividades do mês da Consciência Negra.
No sábado teremos o tradicional Samba da Comunidade com o grupo Família Quilombo e nossa deliciosa feijoada. Na ocasião iremos novamente trazer ao debate a necessidade de luta contra a Proposta de Emenda Constitucional 215, que pretende exterminar terras quilombolas e indígenas em todo o Brasil. E no domingo teremos mais uma qualificada roda de samba com Vinícius Oliveira e convidados, resgatando importantes sambas de raiz e elevando a cultura de nosso país.
Contamos com a presença de todas e todos que apreciam as nossas rodas de samba, a nossa feijoada e que assim também contribuem com a luta, resgate e preservação da cultura negra e com a resistência da nossa comunidade. Vamos juntos!
HOMENAGENS: Duas Medalhas Legislativas serão entregues este final de semana no Quilombo. A escritora, professora, atriz e autora Claudia Lage receberá no sábado a Medalha Leila Diniz, aprovada pela Câmara Municipal. A Medalha Leila Diniz foi criada pela Câmara Municipal de Niterói para aqueles que dão sua contribuição ao enriquecimento do debate em torno da cultura e da memória da população. A medalha para Claudia Lage foi aprovada durante o mandato do ex-vereador Renatão do Quilombo, o primeiro vereador quilombola do Brasil, que é suplente do PSOL Niterói e assumiu o mandato durante o mês de novembro de 2013. Claudia Lage foi fruto de lembrança da comunidade do Quilombo porque na primeira novela de sua autoria exibida em rede nacional, “Lado a Lado”, a autora deu destaque a lutas geralmente ignoradas nas narrativas tradicionais das novelas de época. A cultura negra esteve também em primeiro plano, tendo sido observado o contexto e as formas de criminalização dessas manifestações culturais, com o ataque aos capoeiras e sambistas, por estas representarem formas de sociabilização e organização dos alijados do processo social em questão.
Também no sábado Renatão receberá das mãos do Deputado Flávio Serafini uma Moção de Aplausos da ALERJ por sua luta em defesa dos negros e negras, contra o racismo e pela resistência ao lado dos povos e comunidades tradicionais do Estado.
No domingo é a vez do Quilombo do Grotão homenagear a primeira Desembargadora negra do Estado do Rio de Janeiro, a Dra. Ivone Ferreira Caetano, com a Medalha Legislativa Zilda Arns, também aprovada pela Câmara Municipal de Niterói. A medalha é concedida àqueles que se dedicam às causas em defesa das crianças e adolescentes. A Desembargadora foi Juíza de Vara da Infância e Juventude e até hoje participa de diversos projetos de proteção à crianças e jovens. O Poder Judiciário de Brasil reflete ainda com mais força a segregação étnica que se repete em várias instituições. Um estudo do pesquisador Romeu Ferreira Emygdio, do IBGE, com dados de 1980 a 2000, revela que 85,9%, dos juízes togados declaram-se de cor branca, havendo 14,1% não brancos. Apesar dos anos terem se passado, sabemos que não há grandes diferenças dos últimos 400 anos de história do Brasil. Renatão do Quilombo entregará esta medalha junto ao vereador Paulo Eduardo Gomes (PSOL) em reconhecimento ao exercício pleno da cidadania por parte de ambas as homenageadas, que contribuíram muito e seguem contribuindo para o desenvolvimento de nossa sociedade. Renatão do Quilombo entregará estas medalhas junto ao vereador Paulo Eduardo Gomes em reconhecimento ao exercício pleno da cidadania por parte de ambas as homenageadas.
O Quilombo do Grotão é uma comunidade quilombola localizada na Serra da Tiririca e é uma das mais antigas comunidades tradicionais de Niterói. Descendentes de escravos e remanescentes da antiga Fazenda Engenho do Mato, representam uma importante trajetória de luta e resistência cultural.
VALEU ZUMBI! VALEU DANDARA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário