quinta-feira, 26 de novembro de 2015

SAMBA DA COMUNIDADE COM HOMENAGEM À CLAUDIA LAGE

Samba da Comunidade com entrega da Medalha Leila Diniz para a atriz, escritora e autora Cláudia Lage

         MAIS UMA ATIVIDADE DO MÊS DA CONSCIÊNCIA NO QUILOMBO DO GROTÃO

Homenagem à atriz e escritora Claudia Lage 

Neste fim de semana o Quilombo do Grotão dará continuidade às sua atividades do mês da Consciência Negra. No sábado ocorrerá o tradicional Samba da Comunidade com o grupo Família Quilombo e nossa deliciosa feijoada. Haverá ainda a participação especial do Grupo Um Amô para comemorar o aniversário da querida e talentosa Mariana Braga! A feijoada do Quilombo vem sendo objeto de estudo da Faculdade de Botânica da UFF e pode vir a receber Identificação Geográfica, assim como o Queijo de Minas e a Cachaça de Paraty. Na ocasião iremos novamente trazer ao debate a necessidade de luta contra a Proposta de Emenda Constitucional 215, que pretende exterminar terras quilombolas e indígenas em todo o país.  

HOMENAGEM: A escritora, professora, atriz e autora Claudia Lage receberá no sábado a Medalha Leila Diniz, aprovada pela Câmara Municipal. A Medalha Leila Diniz foi criada pela Câmara Municipal de Niterói para aqueles que dão sua contribuição ao enriquecimento do debate em torno da cultura e da memória da população. Claudia Lage foi fruto de lembrança da comunidade do Quilombo porque na primeira novela de sua autoria exibida em rede nacional, “Lado a Lado”, a autora deu destaque a lutas geralmente ignoradas nas narrativas tradicionais das novelas de época. A cultura negra esteve também em primeiro plano, tendo sido observado o contexto e as formas de criminalização dessas manifestações culturais, com o ataque aos capoeiras e sambistas, por estas representarem formas de sociabilização e organização dos alijados do processo social em questão. A medalha para Claudia Lage foi aprovada durante o mandato do ex-vereador Renatão do Quilombo, o primeiro vereador quilombola do Brasil, que é suplente do PSOL Niterói e assumiu o mandato durante o mês de novembro de 2013.

Renatão do Quilombo entregará esta medalha junto ao vereador Paulo Eduardo Gomes (PSOL) em reconhecimento ao exercício pleno da cidadania da homenageada, que contribuiu e segue contribuindo para o desenvolvimento de nossa sociedade.

Renatão receberá também neste sábado das mãos do Deputado Flávio Serafini (PSOL) uma Moção de Aplausos da ALERJ por sua luta em defesa dos negros e negras, contra o racismo e pela resistência ao lado dos povos e comunidades tradicionais do Estado. O Quilombo do Grotão é uma comunidade quilombola localizada na Serra da Tiririca e é uma das mais antigas comunidades tradicionais de Niterói. Descendentes de escravos e remanescentes da antiga Fazenda Engenho do Mato, representam uma importante trajetória de luta e resistência cultural.

Contamos com a presença de todas e todos que apreciam as nossas rodas de samba, a nossa feijoada e que assim também contribuem com a luta, resgate e preservação da cultura negra e com a resistência da nossa comunidade. Vamos juntos!
VALEU ZUMBI! VALEU DANDARA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário