quarta-feira, 9 de março de 2016

EM DEFESA DA SERRA DA TIRIRICA: NA LUTA CONTRA A ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA!


NA LUTA CONTRA A ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA!
Ampliação do Parque Estadual da Serra da Tiririca JÁ!

Há décadas a especulação imobiliária vem tentando construir no entorno da Lagoa de Itaipu, rondando os sambaquis da Duna Pequena e da Duna Grande, bem como diversas áreas do entorno da Serra da Tiririca.
O entorno da Lagoa de Itaipu foi protegido durante um grande período de tempo graças à luta dos índios que se uniram em defesa dos Sambaquis e ocuparam o local. Foi essa ocupação que segurou a ânsia das construtoras, que então passaram a perseguir os índios com a clara finalidade de voltar a ter a posse do local. Com a desocupação do terreno pelos índios a especulação imobiliária ganhou força e a ameaça volta a rondar aquela área e outras no entorno do PESET.
Mesmo com o Decreto Estadual, conquistado pela luta de diversos movimentos sociais e ambientalistas da região, ampliando o Parque e preservando o local, a briga chegou ao Judiciário e o Decreto corre riscos de passar a não valer mais. Desta forma, somente com a aprovação de uma Lei Estadual poderemos garantir a efetiva proteção das áreas úmidas da Lagoa e das demais áreas preservadas no entorno do Parque.
Obviamente que com a diminuição dos limites do Parque em 2007 temos muito mais áreas para debater a inclusão do que apenas estas que agora estamos conseguindo ver avançar o Projeto de Lei. Mas não temos dúvidas de que essa ampliação agora proposta é de fundamental importância e precisa prosperar. É preciso, no entanto, impedir que Deputados aliados da especulação imobiliária façam emendas e prejudiquem o conteúdo do Projeto. Precisamos aprovar a proposta original de ampliação, sem nenhum recuo e com a garantia de proteção das comunidades tradicionais, que já consta na Lei 5070/2007.
É neste sentido que o Projeto 278/2015 tem como autores também os nossos aliados históricos, Deputados Marcelo Freixo e Flavio Serafini.

Vamos juntos lutar pela ampliação do PESET já, sem perda de área e com proteção das comunidades tradicionais, que são as grandes aliadas do meio ambiente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário