segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

ANIVERSÁRIO DE 09 ANOS DA SEDE DO QUILOMBO DO GROTÃO

ANIVERSÁRIO DE 09 ANOS DA SEDE DO QUILOMBO DO GROTÃO 
Neste domingo - 16 de DEZEMBRO - a partir das 13 horas

Em 2003 a comunidade de sitiantes tradicionais da Serra da Tiririca e os quilombolas locais, uniram esforços e reformaram um antigo espaço do sítio Manoel Bonfim (nome dado em homenagem a um dos mais antigos membros da comunidade), onde havia um entreposto de frutas e verduras produzidas pela antiga Fazenda Engenho do Mato, criando a sede do Quilombo do Grotão.

Esta sede, que abriga também a Associação de Sitiantes Tradicionais da Serra da Tiririca (ASSET) e a Associação da Comunidade Tradicional do Engenho do Mato (ACOTEM), representa hoje a luta dos que ocupam tradicionalmente aquele local, como descendentes de escravos e ex-trabalhadores da Fazenda Engenho do Mato, que receberam suas terras naquela que foi a Primeira Reforma Agrária do Brasil.

Durante esses nove anos o Quilombo do Grotão tornou-se conhecido em toda a cidade de Niterói como um espaço de luta e resistência cultural. Realizando rodas de samba, feijoada, aulas de capoeira para crianças das escolas públicas locais, prática de artesanato e outras ações comunitárias, bem como sendo pólo de lutas ambientais em defesa da Serra da Tiririca e de outras áreas da cidade e do estado, o Quilombo tornou-se uma importante referência da tradição local.

Neste domingo, 16 de dezembro, a partir das 13 horas, serão comemorados, com muito samba e feijoada, os 09 anos da sede do Quilombo do Grotão. Contamos com a presença e o apoio de todas e todos para que as comunidades tradicionais sigam resistindo contra toda e qualquer opressão. Vamos juntos! 

http://www.facebook.com/renatao.doquilombo
http://www.facebook.com/quilombodogrotao

Nenhum comentário:

Postar um comentário