quinta-feira, 21 de março de 2013

DIA INTERNACIONAL DE COMBATE AO RACISMO


21 de março, é o “Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial”.  A data foi escolhida em memória ao episódio conhecido como “Massacre de Shaperville”.

Em 21 de março de 1960, na cidade de Sharpeville, África do Sul,  estudantes realizaram uma  manifestação, contra a Lei do Passe, que obrigava os negros da África do Sul a usarem uma caderneta onde estava escrito onde eles podiam ir. Durante o protesto, o exército atirou sobre a multidão matando 69 pessoas e ferindo outras 186.  O fato abalou o mundo e a data foi instituída para a reflexão sobre a luta do povo negro contra a discriminação.

No entanto, até hoje é necessário seguir lutando contra essa triste realidade que é o racismo! Precisamos ler o que não foi escrito pela história oficial, rever o que foi dito pelas academiais no passado e sermos firmes para construirmos uma sociedade em que os atos de intolerância não façam parte do futuro das novas gerações brasileiras. Faça sua parte também nessa história! Lute, se revolte, combata o racismo junto conosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário