terça-feira, 12 de março de 2013

QUARTETO COITÉ: VALORIZAÇÃO DA CULTURA POPULAR!

Apresentou-se recentemente no Quilombo Do Grotão Quarteto Coité. Formado no ano de 2012, este grupo que muito agradou os visitantes de nossa comunidade, traz como proposta pesquisar e divulgar a música brasileira, tendo como diferencial um enfoque nas suas origens e influências rurais, resgatando estilos hoje pouco usuais, como o samba de roda, samba-chula, calango, maxixe e embolada.

O nome escolhido para o Quarteto foi inspirado no samba "Coité, Cuia" de Wilson Moreira e Nei Lopes, que aborda com “ares rurais” a utilização da coité, um fruto típico dos estados do norte e nordeste brasileiro.
A “Coité” é um dos emblemas da pluralidade cultural no nosso país, já que as entrecascas desses frutos multiformes constituem tanto objetos de uso corriqueiro quanto suportes de expressões que distinguem e identificam indivíduos e grupos da sociedade brasileira, num universo misto de referências culturais, estando amplamente presentes na tradição oral brasileira.


Integram o Quarteto Coité: o historiador Vinícius Oliveira (Cavaco e Voz), Marcos Melo (Violão 7 Cordas), Maycon Costa (Pandeiro),
 Guilherme Pavani (Surdo).

Parabéns ao Quarteto Coité por sua importante contribuição para nossa cultura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário