quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

PRÉ-REVEILLON NO QUILOMBO DO GROTÃO COM RODA DE SAMBA E FEIJOADA

Samba da Comunidade - evento tradicional do Quilombo do Grotão!
O Samba da Comunidade é uma atividade acontece mensalmente há mais de 05 anos no Quilombo do Grotão e é organizada pela Associação dos Sitiantes Tradicionais da Serra da Tiririca (ASSET) e pela Associação da Comunidade Tradicional do Engenho do Mato (ACOTEM). O evento mensal tem por objetivo principal divulgar a cultura das comunidades tradicionais e congregar os moradores do local com cidadãos de outras áreas da cidade e do estado que tenham interesse em conhecer o espaço e ajudar na preservação desta cultura. Neste ano de 2013 o Samba da Comunidade teve diversos temas importantes, como a luta pela Reserva Extrativista de Itaipu, a defesa das jornadas de junho e a luta pela diminuição das passagens de ônibus em Niterói, o Dia do Meio Ambiente, a Consciência Negra, entre outros temas.

Este ano foi inesquecível também para a comunidade pelo fato da grande liderança local ter conseguido uma cadeira na Câmara Municipal de Niterói. Renatão do Quilombo, se tornou assim o primeiro vereador quilombola do Brasil, conseguiu aprovar uma lei importante de combate ao racismo, além de diversas emendas ao orçamento da cidade relativas a diversos temas da Região Oceânica e até de implantação de energia solar em áreas carentes.

“Neste final de ano teremos o prazer de receber mais uma vez a todos, agora para nos despedir de 2013 e fazermos juntos uma grande corrente positiva para que 2014 seja ainda mais repleto de vitórias rumo a uma sociedade realmente mais fraterna e igualitária!”, disse Renatão do Quilombo, liderança do Quilombo do Grotão que assumiu temporariamente a cadeira de vereador na vaga de Paulo Eduardo Gomes (PSOL) que proferiu uma série de palestras na Europa durante o mês de novembro.

O Samba da Comunidade acontece no dia 28 de dezembro, sábado, a partir das 13 horas, na sede do Quilombo do Grotão que fica localizada na Rua 41, no Engenho do Mato. O samba ficará por conta do grupo Família Quilombo, composto por membros da comunidade, entre eles a jovem Mariana Braga, já conhecida na cidade por sua bela voz e pelo seu refinado toque no cavaquinho. O prato de feijoada custará apenas 10 reais e não haverá cobrança de couvert artístico.

Veja o evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/1426335457601711/?fref=ts

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

25 anos sem Chico Mendes: A LUTA CONTINUA!!!




            Neste dia 22 de novembro completaram-se 25 anos do assassinato de Chico Mendes, o grande líder seringueiro que iniciou o debate sobre a necessidade da permanência das comunidades tradicionais na floresta. Chico mostrou para o mundo a importância da relação entre os povos da floresta e o meio ambiente. Mostrou que a cultura dessas populações tradicionais e originárias é de grande importância para a preservação ambiental e para a proteção da memória do nosso país. Assim nasceu a primeira Reserva Extrativista, em Xapuri, no Acre, para buscar garantir a sobrevivência do povo seringueiro e manter a floresta de pé. Chico foi assassinado por aqueles que queria a destruição da floresta. Sua morte não foi em vão, a luta em defesa dos povos e comunidades tradicionais tomou grande proporção em todo o Brasil e vários avanços foram obtidos. No entanto, ainda há muito que se conquistar. A Floresta Amazônica pela qual Chico Mendes tanto lutou está sendo destruída com a autorização e a omissão do governo. Assim a quase totalidade dos seringais deram espaço a pastos para criação de gado. A exploração ilegal de madeira avança a cada dia, assim como o agronegócio que expulsa as comunidades tradicionais e originárias de seus locais de origem. Contraditoriamente o Governo Lula/Dilma deu o nome de Chico Mendes ao órgão máximo de “proteção” do meio ambiente retirando do IBAMA a responsabilidade de gerir Unidades de Conservação e criando assim o ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Mas certamente não era essa a homenagem que Chico Mendes gostaria de receber! 

 

O governo tem que agir com firmeza para garantir a proteção das florestas e dos povos tradicionais ao invés de aprovar alterações no Código Florestal e permitir cotidianamente que milhares de hectares sejam desmatados na Amazônia! Nestes 25 anos da morte de Chico Mendes a mensagem que deve ficar é a de que a luta precisa continuar. Precisamos seguir denunciando o atual governo da mesma forma com que Chico denunciava o governo de 25 anos atrás. Infelizmente a lógica permanece a mesma! Milhares de defensores da floresta e dos direitos humanos foram assassinados nestes 25 anos. Recentemente tivemos a morte de um casal de seringueiros naquela mesma região. José Claudio Ribeiro e Maria do Espírito Santo foram mortos em 2011 por resistirem aos madeireiros e fazendeiros que se apossaram de diversas áreas da Amazônia. É preciso denunciar o descaso, a omissão e a aceitação desse governo com o desmatamento e a opressão dos povos da Amazônia e de outros lugares do país! Chico Mendes VIVE! Vamos seguir na luta...pela memória dele e em defesa do nosso povo!



VEJAM O DOCUMENTÁRIO “CHICO MENDES – CARTAS DA FLORESTA”:

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Bancada do PSOL na reunião da RESEX apoia Luta dos Pescadores

 
Nesta quarta-feira 18.12, das 10 às 17h, aconteceu a Oficina de Diagnóstico Rápido Participativo para a formação do Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista Marinha de Itaipu - Resex. Cerca de 100 pescadores artesanais, de Itaipu e Piratininga, estiveram presentes. Após a apresentação, os presentes foram divididos em três grupos: Pescadores Artesanais locais; Sociedade Civil Organizada e Poder Público. Foi decidido que o Conselho contaria com 50% de representação dos Pescadores Artesanais locais, 25% de representantes da Sociedade Civil e 25% de representantes do Poder Público. Com a ajuda do professor Ronaldo Lobão, da Antropologia da UFF, os pescadores listaram todas as modalidades de pesca artesanal praticadas na área da Resex e chegaram ao número de 14 representantes de todas as modalidades. Desta forma restaram 07 vagas para a sociedade civil e 07 vagas para o Poder Público. Os grupos apontaram todos os pontos que achavam positivos e negativos na Reserva Extrativista e assim puderam visualizar as metas e desafios que o Conselho tem pela frente.

Os pontos negativos que mais afligem os pescadores são relacionados à poluição, à pesca predatória e ao fundeio de plataformas e rebocadores na enseada. Estes são temas que trazem prejuízos diários aos pescadores artesanais e que precisam ser rapidamente solucionados. Foi destacado o fato do INEA continuar autorizando o despejo de lixo e lodo, oriundos da dragagem dos portos do Rio, em pontos próximos da orla de Itaipu, em especial nas Ilhas do Pai, da Mãe e da Menina, que são parte também do Parque Estadual da Serra da Tiririca - PESET. A não inclusão da Lagoa de Piratininga na área da Reserva também foi apontado como um ponto fraco. O freqüente despejo de esgoto e aterramento da lagoa vêm causando graves prejuízos ambientais com a omissão do INEA e da Prefeitura. O licenciamento do emissário submarino do Comperj é outro ponto que preocupa, não só os pescadores como toda a população do entorno. Diante da possibilidade do despejo de resíduos petroquímicos na orla de Itaipuaçu, que com a influência das marés certamente chegarão às praias oceânicas de Niterói, a pesca e o banho de mar podem estar seriamente ameaçados.
“A luta pela Reserva Extrativista de Itaipu é muito antiga e a sua criação representou uma vitória dos pescadores e de toda a população que defende a cultura daquela população tradicional e a defesa do meio ambiente. No entanto, temos que ficar atentos ao que o INEA vem autorizando no entorno da Reserva. A luta contra o emissário submarino não terminou. Defendemos o reuso total dos efluentes usados no Comperj. Há tecnologia para isso e basta a Petrobrás querer aplicar recursos nisso. Eles podem tratar a água e reutilizar, ao invés de jogar no mar. Precisamos lutar por isso!”, disse o vereador Paulo Eduardo Gomes (PSOL).
A próxima reunião da Reserva Extrativista foi marcada para o dia 18 de janeiro, quando então serão definidas as entidades que comporão o Conselho Deliberativo.
Veja mais fotos.

domingo, 15 de dezembro de 2013

Quilombo na Praça

No sábado 14.12 tivemos a 1ª Edição do Projeto Quilombo do Grotão - Serra da Tiririca - Niterói, na Praça.
Aproximando as Comunidades Tradicionais da Cidade, contamos com a exposição do artesanato e comidas típicas do Quilombo do Grotão e Comunidade Fazendinha Sapê, exibição de fotos do último 20/11, cartazes das comunidades tradicionais e aquela roda de samba com o grupo Família Quilombo, Mariana Braga, Cacau Campos e a nossa maior surpresa, a ilustre presença do mestre Zé Katimba.


sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Oposição propositiva faz emendas à LOA 2014

Coerentes com nossa oposição propositiva ao governo municipal, gostaríamos de  ressaltar a aprovação de 7 das  47 emendas apresentadas à LOA - Lei Orçamentária Anual 2014 apresentadas pelo vereador Renatão do Quilombo, juntamente com a bancada do PSOL. A votação da LOA 2014 ocorreu ontem dia 12.12 em sessão exclusiva.

A estruturação do Caminho de Darwin no Engenho do Mato; a inclusão da Praça do Engenho do Mato (Praça Irênio de Matos) no Programa de Revitalização e ordenamento de praças; o apoio ao treinamento de cães-guia e capacitação de profissionais adestradores com redestinação de recursos voltados para 'Festas folclóricas religiosas, comemorativas e eventos afins'; instalação de placas indicativas em bens tombados; Proteção e divulgação do Sítio Arqueológico da Duna Grande em Itaipu; inclusão das Paraolimpíadas no Programa Niterói Destino Turístico Consolidado e criado o Programa de trabalho Bibliotecas Comunitárias, são os conteúdos de algumas das emendas da bancada do PSOL aprovadas.


Merece no entanto nosso repúdio, a rejeição de algumas importantes emendas onde destacamos, nesse sentido, as 88, 99,100,109, 121, 126,158 e 162).


- A Emenda 88 trata da modificação do Programa de Revitalização e Ordenamento de diversas praças da cidade, onde foi rejeitada nossa proposta de inclusão da Praça João Batista Petersen, em Camboinhas que se encontra em péssimo estado de conservação. Ressalta-se, ainda, a lamentável insensibilidade da bancada de sustentação do governo do PT para com a grande figura de João Batista Petersen, homem de ilibada conduta e cuja trajetória de luta buscamos honrar sempre.


- As emendas 99 e 121 propunham acréscimo de verba para Saúde, demarcando sua aplicação exclusivamente na Pública, com destaque para dotação orçamentária específica para a saúde mental. Buscamos ampliar os recursos da saúde retirando milionários recursos de outras áreas menos necessitadas, como da ação do governo 'Festas Folclóricas Religiosas, comemorativas e eventos afins. Tal rejeição à proposta reitera a intenção do governo municipal em privatizar a Saúde Pública não investindo adequadamente e diretamente no setor público. Ao povo, pão e circo, e carnaval e festas e escolas de samba. À Saúde, nada.

- A emenda 100 propunha a retirada de recursos da Administração Regional do Largo da Batalha, no valor de R$900.000,00 e voltá-los a apoio aos feirantes do Largo da Batalha que foram injusta e precipitadamente removidos e impedidos de ganhar sua sobrevivência através da ação Calçada Livre do governo municipal. Desde maio de 2013 estão esses trabalhadores sem uma solução adequada e justa, prejudicando o sustento de sua família. O governo em audiência com os feirantes afirmou não ter recursos para apoiar esses trabalhadores, mas pelo que pode ser constatado no orçamento do ano que vem, somente a Administração Regional do Largo da Batalha possui mais de R$ 900,00 de verba para 2013.



- A emenda 109 propunha a criação de Programa de Trabalho "Conclusão das Obras do Mergulhão com a construção da Estação Marquês do Paraná". Está emenda tratou de uma tentativa de evitar graves danos à cidade e seus habitantes.
Vários projetos viários contratados pelo município de Niterói, em outros governos, previam a construção de uma estação de transbordo na superfície acima do mergulhão, sendo esta uma das principais estações de integração do transporte de ônibus e uma das principais intervenções urbanas para melhoria da mobilidade no município.
Apesar da prevista instalação da estação de ônibus, o atual governo insiste em construir uma praça no local, o que pode ser mais um indício de comprometimento da estrutura do mergulhão. Nesse sentido, tentando evitar possíveis acidentes e também no sentido de melhoria de nossa mobilidade urbana, a bancada do PSOL apresentou emenda para que sejam concluídas as obras do mergulhão, com o reforço em sua estrutura, se necessário, e construção da fundamental estação de ônibus.

- A Emenda 126 propunha o acréscimo da ação "Transparência no Fundo Municipal de Transporte" uma vez que este fundo foi criado e entregue sua gestão unicamente ao Secretário Municipal de Transporte e Trânsito sem nenhum sistema de acompanhamento, fiscalização e transparência. Como estas emendas foram votadas dia 12.12, após a recente votação da 'pizza' da CPI dos Transportes Municipais dia 10, nada mais precisa ser comentado em relação a este privilégio e abandono de sua fiscalização autorizada agora pela Câmara...

- A Emenda 158 criava o Programa de trabalho Georreferenciamento de plantio das mudas provenientes de medidas compensatórias para tornar público onde e quando e quantas espécies vem sendo plantadas no Município oriundas de medidas compensatórias de danos ambientais. Mas uma proposta deste mandato relativa à transparência nas ações do governo e mais uma vez rejeitada.


- A Emenda 162 acrescentava a ação de manutenção e ocupação esportiva e cultural da Concha Acústica. Recentemente, através de uma Ação Popular, conseguimos impedir a venda deste importante espaço da cidade, no entanto a área carece de atenção e investimento do Poder Público, valorizando e incentivando seu uso pela população.

As emendas 94,104, 105 e 106, embora aprovadas no PPA 2014-2017, foram rejeitadas para o Orçamento de 2014.

Emendas aprovadas em negrito:

Emenda mod 86/2013 LOA assunto Pesca Artesanal de Itaipú

Emenda mod 87 2013 LOA assunto créditos suplementares
Emenda mod 88/2013 LOA assunto praça JB Petersen
Emenda mod 90/2013 LOA assunto Usina Reciclagem de Entulho
Emenda mod 91/2013 LOA assunto Gerenciamento Costeiro
Emenda mod 92/2013 LOA assunto Canal da Cidadania
Emenda mod 93/2013 LOA assunto Unidade Escolar Engenho Mato
Emenda mod 94/2013 LOA assunto prevenção e tratamento da Aids
Emenda mod 95/2013 LOA assunto Recuperação e Manutenção Parque Rural
Emenda mod 96/2013 LOA assunto Estruturação Caminho Darwin
Emenda mod 98/2013 LOA assunto praça Irenio de Matos
Emenda mod 99/2013 LOA assunto Saúde Mental
Emenda mod 100/2013 LOA assunto Feirantes Largo Batalha
o Emenda mod 101/2013 LOA assunto treinamento de cães guia
Emenda mod 102/2013 LOA assunto Bens tombados
Emenda mod 104/2013 LOA assunto bicicletário
Emenda mod 105/2013 LOA assunto implantação ciclovias
Emenda mod 106/2013 LOA assunto pavimentação de bairros
Emenda mod 107 2013 LOA assunto garagem Cafubá
Emenda mod 109/2013 LOA assunto obras do mergulhão
Emenda Aditiva 111 2013 assunto pista skate
Emenda Aditiva 112 2013 assunto sitio arqueológico da Duna Grande
Emenda Aditiva 113 2013 assunto Kit Higiene Bucal
Emenda Aditiva 115 2013 assunto GM Ambiental
Emenda Aditiva 117 2013 assunto Dengue
Emenda Aditiva 118/2013 LOA assunto Academia da 3ª Idade
Emenda Aditiva 120/2013 assunto Manutenção Banheiros Públicos
Emenda Aditiva 121/2013 assunto Saúde Pública
Emenda Aditiva 123/2013 assunto Enterramento Fiação da Cidade
Emenda Aditiva 125/2013 assunto Concurso Público Educação
Emenda Aditiva 126 2013 assunto Transparência Fundo Municipal Transportes
Emenda Aditiva 129 2013 assunto Tarifa Zero Transoceânica
Emenda Aditiva 132/2013 assunto Turismo Base Comunitária
Emenda Aditiva 134 2013 assunto Concurso Público Saúde
Emenda Aditiva 155 2013 assunto incentivo escaladas e trilhas
Emenda Aditiva 156 2013 assunto apoio a prática do montanhismo
Emenda Aditiva 157 2013 assunto apoio pesquisa científica unidades de conservação
Emenda Aditiva 158 2013 assunto georreferenciamento de plantio de mudas
Emenda Aditiva 159 2013 assunto capacitação de artesãos
Emenda Aditiva 161 2013 assunto instrumentalizar o DEPAC
Emenda Aditiva 162 2013 assunto manutenção e ocupação da concha acústica
Emenda Aditiva 163 2013 assunto instalação de placas ind de nomes de ruas
Emenda Aditiva 164 2013 assunto centro de referência da capoeira
Emenda mod 165/2013 LOA assunto olimpiadas e paraolimpíadas
Emenda Aditiva 166 2013 assunto construção terminal várzea das moças
Emenda Aditiva 167 2013 assunto bibliotecas comunitárias

COMISSÃO DE SAÚDE VISITA O HOSPITAL PSIQUIÁTRICO DE JURUJUBA

Renatão do Quilombo ouve familiares dos pacientes no Hospital de Jurujuba
      No último dia 05 de dezembro, o então Presidente da Comissão de Saúde do Poder Legislativo de Niterói, Renatão do Quilombo, visitou o Hospital Psiquiátrico de Jurujuba após receber algumas denúncias de usuários. Renatão, que estava no exercício do mandato de vereador, chegou de surpresa ao local e pediu para vistoriar a Unidade de Saúde. Foi imediatamente recebido pelo Diretor Administrativo a quem questionou sobre as crescentes denúncias de falta de insumos e medicamentos. Foi informado de que naquele mesmo momento estava ocorrendo uma reunião na Prefeitura onde se debateria novos formatos de compra de material para as unidades. No entanto, verificou-se que materiais básicos estavam em falta no Hospital.
Renatão do Quilombo observa campo de futebol da unidade
que deveria servir para o lazer dos internos mas se encontra sem manutenção.
             “A denúncia que recebemos foi de que estava faltando medicamentos e insumos básicos. Isso pudemos constatar na visita. Conversamos com alguns parentes de pacientes que nos relataram que há falta de papel higiênico e remédios essenciais. Além disso, como estava calor, bebi água nos bebedouros e pude ver que todos estão estragados ou com a água extremamente quente. É lamentável a forma com que a Prefeitura trata a Saúde Mental. É triste pela necessidade dos pacientes receberem o tratamento e pela extrema competência dos médicos e enfermeiros que atuam na rede. A dedicação deles é evidente, emociona quem presencia o carinho deles com o trabalho. Mas a Prefeitura não valoriza esse trabalho e isso é que precisa ser denunciado!”, disse Renatão do Quilombo ao Diretor Administrativo do Hospital.
Renatão do Quilombo é recebido pela Direção do Hospital Jurujuba e apresenta seus questionamentos.
 Atualmente o Hospital de Jurujuba possui 120 leitos, mas a demanda é maior e muitas vezes a unidade precisa se esforçar para realizar internações além da capacidade. É evidente que o Hospital necessita de obras e reformas. O espaço suporta uma quantidade maior de internações e atendimentos, no entanto precisa de investimentos em infraestrutura e recursos humanos. A imensa maioria dos profissionais hoje trabalha no regime de RPA – Recibo de Pagamento Autônomo – ou seja, não possuem direitos trabalhistas e vivem uma insegurança constante, sem direito sequer a ficar doente, já que há denúncias inclusive de falta de repasse do INSS - caso de apropriação indébita cometida pelo Governo Municipal.
Em visita à Emergência, Renatão do Quilombo verificou a demora no atendimento e bebedouros com defeito.
            E sobre a situação dos profissionais, a Prefeitura não apresenta solução. No máximo diz que possui a intenção de passar os trabalhadores para uma Fundação Privada, ainda a ser criada. Ocorre que a Fundação Privada mantém o trabalho precarizado e flexibiliza o controle sobre a transparência com os gastos da Unidade. Se trata de uma falsa solução do Governo para a Saúde Mental. A rede precisa de investimentos e da realização de concurso público. Não só no Hospital de Jurujuba, mas também nos CAPS - Centros de Atendimento Psicossocial – que precisam ser estruturados e requalificados.

       Encaminharemos um relato desta visita para a Fundação Municipal de Saúde, com cópia para o Ministério Público, solicitando as melhorias devidas nos serviços, as reformas necessárias no prédio, o conserto dos bebedouros, a reposição imediata e frequente dos insumos e medicamentos e uma real solução para os profissionais de saúde com a realização de concurso público.  
Renatão do Quilombo encaminhará ofício à Fundação de Saúde pedindo providências.

VAMOS TODOS APOIAR A RESERVA EXTRATIVISTA DE ITAIPU!

Reserva Extrativista Marinha de Itaipu pode trazer benefícios para a comunidade e para o meio ambiente.
              A criação da Reserva Extrativista Marinha de Itaipu (Resex) foi uma vitória para a comunidade de pescadores artesanais locais e para toda a cidade. A Reserva além de ajudar na proteção cultural e social daquela comunidade, possibilitando que eles sobrevivam da pesca e se mantenham enquanto comunidade tradicional na região, também será instrumento importante de defesa do meio ambiente, podendo impedir a pesca predatória e a poluição do mar. 

Nesta quarta-feira, dia 18, a partir das 10 horas, no salão da Igreja de São Sebastião de Itaipu (Praia de Itaipu), será realizada uma importante reunião da Reserva Extrativista Marinha. Esta reunião servirá para fazer um diagnóstico acerca das necessidades da comunidade e os objetivos da Unidade de Conservação e iniciar a formação do Conselho Deliberativo da RESEX.

É muito importante a participação de todos os pescadores artesanais, em especial de Itaipu e Piratininga, assim como de toda a população que se preocupa com a preservação desta importante comunidade e com a defesa do meio ambiente. O Mandato Paulo Eduardo, Renatão do Quilombo e toda a bancada do PSOL apoiam a criação da Reserva Extrativista de Itaipu e estão na luta junto com os pescadores artesanais. Vamos juntos!
 Dia 18/12 - Reunião da Reserva Extrativista Marinha de Itaipu.

SAIU NA IMPRENSA: ESTABELECIMENTOS TAMBÉM SERÃO PUNIDOS POR RACISMO!

Renatão do Quilombo: Em Niterói estabelecimentos também podem ser punidos por racismo.

HABITAÇÃO POPULAR E CONTENÇÃO DE ENCOSTAS JÁ!!!

Em Niterói os governos PT e PDT se omitem durante anos e a população continua sofrendo.
A aflição, a tristeza, o medo e a indignação que cada um de nós sofre em dias de chuva forte na cidade de Niterói é algo que não devemos encarar com naturalidade! Precisamos nos REVOLTAR contra décadas de Governos que só governaram a cidade para os ricos, maquiaram a Zona Sul, pintando postes e meio-fios, e ABANDONARAM os morros e comunidades!

A tragédia de 2010 trouxe isso à tona. Mas infelizmente não foi suficiente nem para que este "novo" governo desse um pouco de prioridade para as áreas de risco e para os desabrigados! Foram mais de 30 milhões de dinheiro PÚBLICO para construir o Conjunto Zilda Arns que depois teve que ter duas unidades DEMOLIDAS por fraudes e irregularidades nas obras. Enquanto isso a população segue sofrendo nos abrigos ou correndo risco de vida nas encostas e outras áreas de risco da cidade. Além de exigir investigação e PRISÃO dos responsáveis por esses desvios de dinheiro que geram morte e sofrimento, temos que EXIGIR que o atual Governo priorize a execução de políticas SÉRIAS de habitação e contenção de encostas! 

É URGENTE!!! VAMOS COBRAR, VAMOS LUTAR JUNTOS!!!

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Gabinete de Rua

Foi um sucesso a ida do Mandato Renatão do Quilombo para as ruas, através do Gabinete de Rua, no sentido de aproximar a população de Niterói ao trabalho do parlamentar na Câmara.
Criando um contato direto entre os eleitores, os assessores do mandato que realizaram a atividade tomaram nota de diversas questões levantadas por moradores em vários pontos da cidade que posteriormente transformam-se em indicações e requerimentos.
Demandas em relação ao transporte público, calçamento de ruas, segurança, manutenção de logradouros e sinalização de trânsito tiveram destaque nas colocações anotadas.

O sucesso do Gabinete de Rua demonstra que a população não deseja ser sujeito passivo dos processos políticos que votam e encaminham; os trabalhadores nas ruas querem ter voz, parte indispensável no processo de democratização da sociedade que desejamos construir, juntos.

Região Oceânica: Várzea das Moças
Mandato Vereador Renatão do Quilombo - Na Praça de Várzea das Moças
Mandato Vereador Renatão do Quilombo -
Uma das demandas é a instalação de bicicletários, na Pça. João Nunes, em Várzea das Moças.

Mandato Vereador Renatão do Quilombo - Na Avenida Central, o vereador prestou contas de sua atuação e dialogou com a população.

Mandato Vereador Renatão do Quilombo -
A urna de sugestões está à disposição da população para receber questões relativas à cidade.
Mandato Vereador Renatão do Quilombo -
A má conservação de equipamentos públicos é uma das principais reclamações da população.


Icaraí: Campo de São Bento
Mandato Vereador Renatão do Quilombo -
A militância, no fim de semana, conversa sobre o município.
O Vereador Renatão conversa com os feirantes do Campo de São Bento
Mandato Vereador Renatão do Quilombo - Artesã Marta na Feira de Artesanato do Campo de São Bento conversa com o Vereador sobre a proteção dos animais de rua e a necessidade de serviço de castração pública.