quinta-feira, 27 de junho de 2013

SAMBA DA COMUNIDADE - LUTA E CULTURA NO QUILOMBO DO GROTÃO!

Samba da Comunidade no Quilombo do Grotão

            O Samba da Comunidade é uma atividade mensal do Quilombo do Grotão que tem por objetivo difundir a cultura tradicional local e reunir toda a comunidade, amigos e apoiadores das lutas comunitárias. Este evento sempre traz uma bandeira de luta como tema e busca promover uma reflexão acerca das pautas que estão em evidência na sociedade.

“Desta vez não poderíamos deixar de levantar a questão das grandes mobilizações populares que vem ocorrendo em Niterói e em todo o país. A comunidade do Quilombo do Grotão quer assim demonstrar seu apoio ao movimento da juventude e dos trabalhadores que, mesmo de forma ainda não organizada, traz a tona temas importantíssimos como a melhora urgente da rede de saúde e educação públicas, o caos no sistema de transporte e o combate a corrupção.”, disse Renatão do Quilombo, líder comunitário e presidente da Associação da Comunidade Tradicional do Engenho do Mato (ACOTEM).

 Desta forma, com alegria e esperança em dias melhores é que o Quilombo do Grotão convida todas a todos para curtir mais esta roda de samba e saborear a tradicional feijoada na lenha da comunidade. 

Feira de Artesanato do Quilombo do Grotão: Em todas as edições do Samba da Comunidade, realizamos a nossa feira de artesanato local, com peças das comunidades tradicionais de Niterói e de nossos parceiros de outras comunidades da cidade. Esta Feira de Artesanato, além de buscar geração de renda para as comunidades, trabalhando com princípios de economia solidária, busca também a valorização dos artesãos locais e da cultura dos povos tradicionais da cidade. 

Dia: 29/06 – Sábado;
Horário: 13 horas;
Local: Quilombo do Grotão, Rua 41, Engenho do Mato, Serra da Tiririca, Niterói/RJ.
Feijoada: 10,00 (prato) – sem cobrança de couvert artístico.
Contatos: 2709-5577 (Renatão do Quilombo)

RODRIGO NEVES VETOU O FIM DA LEI DA MORDAÇA EM NITERÓI!

Rodrigo Neves apoia Lei da Mordaça e impede livre manifestação de servidores!

RODRIGO NEVES VETOU O FIM DA LEI DA MORDAÇA E A CÂMARA MANTEVE O VETO IMPEDINDO O DIREITO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS SE MANIFESTAREM!

No inicio do ano o Prefeito enviou para a Câmara uma Mensagem que alterava alguns artigos do Estatuto do Servidor Municipal, a bancada do PSOL aproveitou a ocasião para levantar o debate da liberdade de expressão dos servidores. Jorge Roberto praticou diversas perseguições a funcionários públicos que em algum momento discordaram de sua administração. Grande exemplo disso foi a Cia de Ballet, que foi extinta pelo governo do PDT após abrir uma faixa reivindicando melhores condições de trabalho durante um show na Praia de Icaraí. Esse tipo de perseguição e repressão é inconstitucional, todos tem direito de ter opinião sobre um determinado governo e devem ter liberdade para protestar e discordar de ações políticas do governante de plantão! Em São Paulo o Deputado do PSOL, Carlos Giannazi, conseguiu revogar o dispositivo da Constituição Estadual que autorizava a perseguição aos funcionários. Vários estados e cidades do país seguiram no mesmo caminho, afinal a Constituição de 88 garante a liberdade de expressão e de manifestação. Um funcionário manifestar-se sobre suas condições de trabalho é um direito que deve ser assegurado no regime democrático e obviamente que qualquer crítica que se sobreponha a este direito deverá ser tratada na forma da lei, como injúria, calúnia ou difamação. Mas jamais o governo deve buscar calar o servidor quanto à crítica política normal que pode e deve ser feita em qualquer espaço, quanto mais na administração pública onde todos devemos prezar pela transparência e pela ética.

Vejam o artigo que Rodrigo Neves (PT) vetou e sua maioria governista na Câmara manteve absurdamente o veto.
Precisamos agora entrar com uma ação judicial para garantir o direito constitucional dos servidores públicos municipais, já que o prefeito e a maioria da Câmara negaram a eles o direito de livre manifestação!
 
  O QUE ESTÁ EM VIGOR E QUERÍAMOS REVOGAR: "Artigo 195 Ao funcionário é proibido:

I- referir-se, de modo depreciativo, em informação, despacho ou parecer, às autoridades e a atos da Administração Pública, ou censurá-los, pela imprensa ou qualquer outro órgão de divulgação pública, podendo, porém, em trabalho assinado, criticá-los do ponto de vista doutrinário ou da organização do serviço, com ânimo construtivo;"

  O QUE TENTAMOS INCLUIR E FOI VETADO: "Artigo 195º...

Parágrafo Único. É direito de qualquer funcionário público do Município de Niterói pronunciar-se publicamente sobre suas condições de trabalho e sobre as ações administrativas do Governo Municipal, com total liberdade de expressão, sem nenhum impedimento legal, administrativo ou moral."

quinta-feira, 20 de junho de 2013

FESTA JUNINA JOÃO BATISTA PETERSEN NO QUILOMBO DO GROTÃO

Festa Junina João Batista Petersen no Quilombo do Grotão
       
Neste momento de luta e resistência, nada melhor que participar de uma homenagem a um dos maiores guerreiros que nossa cidade já teve. Em 24 de junho nasceu o ex-vereador e Promotor de Justiça, João Batista Petersen Mendes, socialista, ambientalista e defensor dos direitos humanos. Ele faleceu em 1998 e deixou para nós a lição de que é preciso lutar e acreditar em uma sociedade mais justa e fraterna. 

Neste dia 23/06, DOMINGO, será realizada a partir das 14h uma importante Festa Junina no Quilombo do Grotão em memória deste grande companheiro que tanto lutou para que a nossa cidade fosse melhor. Certamente neste momento de manifestações em Niterói e em todo o país, ele está torcendo para que a juventude consiga todas as suas pautas e que a sociedade avance rumo a uma real melhora para os trabalhadores! Vamos juntos!

FESTA JUNINA JOÃO BATISTA PETERSEN
FORRÓ PÉ DE SERRA COM O GRUPO 
"OS LABAREDAS DO   FORRÓ"
TRADICIONAL FEIJOADA E BARRAQUINHAS DA COMUNIDADE COM COMIDAS TÍPICAS
Dia: 23/06 – Domingo – véspera de feriado em Niterói;
Horário: 15 horas;
Local: Quilombo do Grotão, Rua 41, Engenho do Mato, Serra da Tiririca, Niterói/RJ.
Contatos: 2709-5577 (Renatão do Quilombo);
Couvert: 10,00

"NÃO É SÓ PASSAGEM" Segue a luta! Parabéns Niterói!


Pessoal, em primeiro lugar temos que parabenizar a todas e todos que foras as ruas ontem e nos últimos dias para se manifestar por mudança em nossa sociedade. Ontem foi o maior ato público da história de Niterói! Isso não é poça coisa, teve e terá reflexos na vida de todos nós! Como disse Brecht: “Nada deve parecer natural, nada deve parecer impossível de mudar”. Começamos uma importante mudança ontem! Em Niterói hoje a passagem já voltou a custar R$ 2,75 e os prefeitos das grandes capitais também recuaram e abaixaram as tarifas. Os governos do Rio e de São Paulo abaixaram também o valor do transporte em trens, metrôs e barcas. Um passo importantíssimo foi dado.
Adicionar legenda
Mostramos que uma real democracia pode de fato existir, com o povo indo às ruas e decidindo o que quer! Mostramos na prática que juntos podemos mudar! Um passo importante e um momento definitivamente histórico! No entanto, temos que seguir e dar passos maiores e mais ousados. Não podemos ser coniventes com os subsídios que os governos usarão para reduzir as tarifas. Os empresários continuarão a nadar em dinheiro e o povo terá que cortar na própria carne retirando verbas dos cofres públicos para repassar pra eles. Não é isso que queremos! Precisamos rediscutir os contratos desses empresários, precisamos rediscutir a própria idéia de concessão e privatização!
E ai, voltando a Brecht, lembro de outro de seus poemas que se mostra atual para fazermos esta reflexão: “O QUE TEM FOME E TE ROUBA O ÚLTIMO PEDAÇO DE PÃO, CHAMA-O DE TEU INIMIGO. MAS NÃO SALTAS AO PESCOÇO DO TEU LADRÃO QUE NUNCA TEVE FOME”. Precisamos discutir as privatizações e a atual forma corrupta com que os governos e os empresários gerem o Estado. Precisamos ter pressa em mudar isso com urgência em todas as áreas fundamentais para a sobrevivência dos trabalhadores, em especial na saúde e na educação públicas!
Como a juventude disse com toda força ontem quando a representante do governo anunciou a redução das tarifas durante o ato na Amaral Peixoto: “NÃO É SÓ PASSAGEM”. Precisamos seguir na luta por mais direitos, por dignidade para a toda população, por uma sociedade de fato mais justa e fraterna! Vamos pacificamente nos manter nas ruas, com nossos cartazes e nossas palavras de ordem! Vamos usar as ruas também para fazer esse importante debate de como queremos transformar a sociedade e torná-la melhor! Vamos juntos!

domingo, 16 de junho de 2013

16 de junho: DIA DA CRIANÇA AFRICANA


A ORIGEM DO DIA DA CRIANÇA AFRICANA OU DIA DA JUVENTUDE AFRICANA:

Assinala-se hoje o Dia da Criança Africana, celebrado em homenagem às vítimas do massacre de Soweto, a 16 de junho de 1976, durante uma manifestação contra a falta de qualidade no ensino.
-------------------------
Hoje é o Dia da Criança Africana, efeméride que se assinala em memória das centenas de crianças negras do bairro Soweto (na África do Sul) que, neste dia, em 1976, foram mortas numa manifestação onde reivindicavam o direito à qualidade do ensino e a aprender na sua língua materna.

Esse protesto transformou-se em massacre. Além de centenas de mortos, provocou milhares de feridos, sendo que nos dias posteriores ainda se registaram mais perdas humanas (cerca de 100), numa luta sangrenta que durou duas semanas.

Para homenagear essas vítimas e defender as crianças daquele continente, cujos direitos fundamentais não eram respeitados, nasce o Dia da Criança Africana, instituído em 1991 pela Organização da União Africana.

A origem desta data está numa reivindicação, mas a UNICEF faz um alerta à comunidade mundial, no sentido de que se perceba que as crianças são o eixo do desenvolvimento, a gênese do futuro de África e de qualquer continente.

Apesar de todos os apelos, o certo é que continuam a morrer de fome milhares de crianças, vítimas de pobreza extrema, em virtude de doenças provocadas pela subnutrição.

A 16 de junho, lembra-se ainda outro tipo de dramas que atingem as crianças, com a AIDS, sobretudo na África subsariana. Os conflitos armados, que obrigam famílias inteiras a abandonar o local de residência, suscitam, mais do que nunca, a preocupação dos países.

A Organização das Nações Unidas aprovou ‘Declaração dos Direitos da Criança’, que um ano depois do Dia da Criança Africana se tornou lei internacional.

Ajude seu filho a fazer e cultivar boas amizades,
novos amigos, mostre às crianças que existem outras formas de afeto além da família, ensine a seu filho ajude-o a entender o que é solidariedade, cooperação, diferença, culturas..., fortaleça-o como pessoa.



Fonte: ptjornal.com

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Dia Mundial do Meio Ambiente no Quilombo do Grotão - Serra da Tiririca - Niterói

Quilombo do Grotão promove rodada de palestras no Dia Mundial do Meio Ambiente.
              Neste dia 05 de junho comemoramos mais um Dia Mundial do Meio Ambiente buscando novamente a conscientização de crianças e adolescentes para a necessidade de preservação da natureza e valorização das comunidades tradicionais e originárias. Infelizmente a degradação ambiental e a discriminação às comunidades responsáveis pela cultura desse país seguem ocorrendo desde a chegada de Cabral em 1500.

Precisamos urgentemente rever a forma com que a sociedade lida com seu ambiente natural e precisamos redescobrir e valorizar a nossa cultura popular tradicional e originária. Os povos que historicamente preservam a natureza não podem ser criminalizados por isso. É um absurdo a pauta desenvolvimentista do governo querer prevalecer sobre interesses humanitários e sócio-ambientais que são essenciais para o futuro do planeta. Seja em Belo Monte, onde a floresta e os índios vem sendo eliminados para garantir uma usina hidrelétrica que sequer atenderá a demanda esperada, ou aqui em Itaipu onde pescadores vem sofrendo com a poluição do mar gerada pelo despejo de lixo dos Portos do Rio, é preciso uma mudança radical de paradigma! A sociedade como um todo precisa atuar nesta mudança para que passemos rapidamente a valorizar mais a vida e menos o capital.

Neste sentido é que o Quilombo do Grotão pretende promover a integração entre diferentes culturas e buscar a conscientização de alunos, professores e de todos os visitantes que nos prestigiam. Por isso sempre realizamos atividades em datas que acreditamos ser centrais para o fortalecimento da luta por uma sociedade mais justa e fraterna.
Alunos do Ciep Rui Frazão participam ativamente de atividade no Quilombo do Grotão.
Este ano recebemos os alunos do CIEP RUI FRAZÃO SOARES e convidamos alguns parceiros de luta para expor pautas ambientais e sociais relativas ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

A Turma do 9º ano do CIEP, orientada por seus professores, fez uma importante apresentação de materiais reutilizados, levaram caixas e latas de massa corrida e tintas pintadas e trabalhadas manualmente, mostrando passo a passo como haviam feito o trabalho e expondo as condições que poderiam ser reutilizadas a partir deste beneficiamento.

O vereador Henrique Vieira (PSOL), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, falou sobre a absurda destruição de 50% das matas do nosso país nos últimos 50 anos e destacou a importância de se rever esse modelo de desenvolvimento para passarmos a cuidar e preservar nossos recursos naturais. Ele explicou ainda aos estudantes quais eram as atribuições e funções dele na Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal e convidou os alunos para uma visita a sede do Poder Legislativo da cidade.
Vereador Henrique Vieira (PSOL), presidente da Comissão de Meio Ambiente, fala para os estudantes no Quilombo do Grotão.
O biólogo Jorge Punaro, morador do bairro e conhecido defensor do meio ambiente, em especial da Serra da Tiririca, falou sobre as diversas formas de desenvolvimento sustentável. Destacou a necessidade das cidades promoverem uma adequada captação de esgoto das residências e deu exemplos de como o crescimento urbano desordenado pode representar um grave impacto ambiental e social como, por exemplo, o excesso de poluição que é gerado através da especulação imobiliária e o ambiente degradado que está sendo deixado para o futuro próximo.
Biólogo Jorge Punaro faz sua apresentação aos jovens no Quilombo do Grotão.
Falou também sobre a destinação e os impactos que o lixo vem causando e a necessidade de se consumir conscientemente, reduzir, reutilizar e reciclar o lixo. A reutilização da água também foi um dos focos de sua apresentação aos estudantes.

Em seguida, o engenheiro agrônomo Domingos Sávio Carvalho, de uma família de agrônomos, mantém-se na atividade familiar a mais de 40 anos, e falou da importância da cultura orgânica e agrícola para a qualidade de vida, propôs a criação de uma horta comunitária no Quilombo, construída em parceria com os alunos do CIEP. Falou do histórico familiar na vida agrônoma e agrícola e da importância que essa atividade tem em suas vidas.
Domingos Sávio participa de atividade no Quilombo do Grotão e propõe Horta Comunitária em parceria com os alunos do Ciep local.
Explicou ainda a dinâmica do funcionamento da cultura agrícola no Horto e fez um convite aos presentes para participarem das atividades que acontecem na Chácara Amazonas com agendamento prévio.

Fechando a atividade o professor de história Francisco Javier, morador do Engenho do Mato, apresentou um documentário para os estudantes. O vídeo, produzido por alunos de uma escola estadual na Vila Kennedy, em Bangu, no Rio de Janeiro, mostra a realidade daqueles adolescentes que buscaram na ocasião documentar um pouco sobre a relação dos moradores do bairro com o meio ambiente daquela comunidade.
Professor Francisco Javier encerra atividade no Quilombo do Grotão
junto com Henrique Vieira e Jorge Punaro
O professor em seguida realizou um debate com os alunos mostrando a proximidade daquela situação com o que acontece no Engenho do Mato e buscou conscientizar os adolescentes sobre a importância de atuar na comunidade em defesa do meio ambiente.

Durante esta semana nossa comunidade seguirá participando de outras atividades relativas a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente e no domingo será realizada no Quilombo do Grotão a entrega da Medalha João Batista Pettersen, de Defesa do Meio Ambiente e dos Direitos Humanos, a dois importantes professores que estão há décadas na luta sócio-ambiental, Carlos Walter (UFF) e Carlos Frederico (UFRJ). Em seguida, também no dia 09, teremos nossa tradicional feijoada na lenha acompanhada da roda de samba com o Grupo Choro Malandro, pelo encerramento da semana do Meio Ambiente e em comemoração ao aniversário de nosso líder comunitário Renatão do Quilombo. Todas e todos estão convidados!
Atividade de encerramento da Semana do Meio Ambiente e Aniversário de Renatão do Quilombo.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

SEMANA DO MEIO AMBIENTE NITERÓI - LUTA E COMEMORAÇÃO!


Nós do PSOL acreditamos que é necessário mudar a relação ser humano-natureza, buscando em Niterói uma relação harmoniosa preocupada com o futuro de nossa cidade. Para isto, temos que mobilizar os cidadãos conscientes em torno das pautas sócio-ambientes existentes, fortalecendo a resistência popular. Um meio ambiente saudável é incompatível com a preocupação com o enriquecimento imediato, inerente à lógica do mercado e do lucro, a qual se mantêm como visão dominante em Niterói, através da especulação imobiliária, de transportes públicos caros, deficitários e poluentes, e da espoliação da natureza em geral. Assim, propomos uma semana de meio ambiente baseada no protagonismo popular e na atuação das demandas efetivas existentes, que construam na prática uma cidade baseada no bem comum e na busca do bem viver. 


Dia 05 (quarta-feira): 

Dia Mundial do Meio Ambiente no Quilombo do Grotão 10 horas - Palestra com o vereador Henrique Vieira (PSOL), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Niterói e com o biólogo Jorge Punaro; Exposição do INEA sobre a fauna do Parque Estadual da Serra da Tiririca; Exposição do Fórum das Comunidades Tradicionais de Niterói. Participação dos alunos da APAE Niterói e do Ciep 448 Rui Frazão Soares. 

14 horas – Reunião da Comissão de Meio Ambiente – Câmara Municipal de Niterói; 

Dia 06 (quinta-feira):


12 horas - Ato Público Dia Mundial do Meio Ambiente das Comunidades impactadas pelos Megaeventos Olímpicos e os Mega-empreendimentos Industriais – Escadarias da ALERJ; 

14h – Visita à Estação de Tratamento de Esgoto de Icaraí; 

Dia 08 (sábado):


10 horas – Visita à Laguna de Piratininga; 

Dia 09 (domingo):


10 horas: Palestra de Encerramento da Semana do Meio Ambiente com a entrega da Medalha João Batista Petersen aos professores, defensores do meio ambiente e das comunidades tradicionais, Carlos Frederico Loureiro (UFRJ) e Carlos Walter Porto-Gonçalves (UFF), aprovada pela Câmara Municipal de Niterói. 

A partir das 13 horas: Samba e Choro com o grupo Choro Malandro e deliciosa feijoada na lenha; Comemoração do aniversário de RENATÃO DO QUILOMBO!

sábado, 1 de junho de 2013

LUTO PELA HOMOLOGAÇÃO DEFINITIVA DA TERRA INDÍGENA BURITI E PELA IMEDIATA APURAÇÃO DO ASSASSINATO DO ÍNDIO OZIEL DA ETNIA TERENA!

Mais uma vez um indígena foi assassinado, vítima da disputa por terras que por direito deveriam estar garantidas aos povos originários. Segundo relatos dos que estavam presentes no local, o índio foi morto por um disparo da Polícia Federal, em uma ação de reintegração de posse. A fazenda Buriti está em área reivindicada pelos índios em um processo que se arrasta há 13 anos. A terra indígena Buriti foi reconhecida em 2010 pelo Ministério da Justiça como de posse permanente dos índios da etnia Terena. A área de 17,2 mil hectares foi delimitada, e a portaria foi publicada no Diário Oficial da União.


Até hoje, porém, a Presidência da República não fez a homologação. O relatório de identificação da área foi aprovado em 2001 pela presidência da Funai, mas decisões judiciais suspendem o curso do procedimento demarcatório. O governo brasileiro vem sendo omisso e se tornando assim responsável pelas diversas mortes ocorridas em confrontos agrários pelo país! Os povos tradicionais e originários não podem mais ser vítimas deste descaso do Poder Público! Precisamos lutar mais ainda por nossos direitos e nos revoltar contra essa situação! Queremos a devida apuração dos culpados pela morte do índio da etnia Terena, de apenas 36 anos, que foi assassinado em uma ação policial autorizada pelo governo e pelo judiciário! Chega de impunidade e chega de ter um governo que beneficia os fazendeiros invasores em prejuízo de milhares de indígenas que são os verdadeiros donos das terras! Vamos juntos!