quinta-feira, 18 de agosto de 2016

COMEMORAÇÃO DO DIA MUNICIPAL DE RESISTÊNCIA DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS DE NITERÓI

Comemoração do Dia Municipal de Resistência das Comunidades Tradicionais de Niterói
Lei Municipal 3155/2015 - Autor: Vereador Renatão do Quilombo (PSOL)

                       LUTAS, REDES SOCIAIS E ÁREAS DE INTERESSE CULTURAL

Neste sábado, dia 20 de agosto, acontecerá a comemoração oficial do Dia Municipal de Resistência das Comunidades Tradicionais de Niterói. A atividade está sendo organizada pelo Fórum das Comunidades Tradicionais de Niterói, em parceria com o Museu de Arqueologia de Itaipu e conta com o apoio de professores e alunos da UFF, UERJ e UFRJ. A ideia é que esta atividade seja um evento de compartilhamento de experiências sobre a luta, a formação e fortalecimento das redes sociais da região entre comunidades tradicionais e a população geral, e debater sobre as vulnerabilidades e conflitos que diversas comunidades tradicionais de Niterói e demais regiões vivenciam.
O encontro também se propõe à realização de uma feira que congregue a participação de Comunidades Tradicionais, grupos Sociais, organizações e demais atores envolvidos para expor e comercializar suas produções locais e formar uma rede de compartilhamento.
“Em Niterói temos comunidades quilombolas, pescadores artesanais e sitiantes tradicionais, sendo a diversidade cultural expressa na interação em harmonia com os ecossistemas de áreas preservadas da cidade. Um saber ancestral presente no consciente coletivo dessas comunidades, um patrimônio imaterial a ser resgatado, registrado para as atuais e futuras gerações. Buscar garantir a preservação social, histórica e cultural desses grupos, ao lado da preservação ambiental dos ecossistemas é fundamental. Essa é uma luta que deve ser de toda a cidade!”, afirmou Renatão do Quilombo, presidente da Associação da Comunidade Tradicional do Engenho do Mato e fundador do Fórum Municipal das Comunidades Tradicionais de Niterói.
Pressupondo que na vida cotidiana e na dimensão política de nossas relações expressam-se os modos de produção, de consumo, de trocas, de cooperação e solidariedade. Afirmamos a importância da manifestação de diversos saberes, práticas e produções socioculturais, pois elas são fundamentais nas produções das identidades no uso e pertencimento do local onde vivemos.
Trata-se de uma proposta que visa ter como fio condutor os modos de fazer que priorizam práticas ambientalmente sustentáveis para promover o desenvolvimento social de Niterói, buscamos motivar a disseminação de um fazer coletivo que garanta a pluralidade, resgate e fortalecimento de identidades culturais, para favorecer o fomento do trabalho cooperativo e participativo.
Compareçam e conheçam um pouco mais da história e da cultura tradicional da cidade de Niterói. Essa é uma das principais formas de valorizar e incentivar a proteção da nossa cultura e da nossa memória local.  

A CRIAÇÃO  DO DIA MUNICIPAL DE RESISTÊNCIA:

Em 2013 o então vereador Renatão do Quilombo, liderança da comunidade do Quilombo do Grotão, aprovou a Lei Municipal 3155, que instituiu o dia 09 de agosto como o Dia Municipal de Resistência das Comunidades Tradicionais de Niterói. 
No dia 09 de agosto de 2001 uma grande covardia aconteceu no Morro das Andorinhas, onde vive a comunidade tradicional que é uma das mais antigas e representativas da cidade. Um então Promotor, desconhecendo a importância daquela comunidade, atendendo a uma Representação articulada por agentes vinculados à especulação imobiliária, mandou demolir uma casa centenária no local. A ação que contou com força policial tinha por objetivo demolir todas as casas da comunidade e retira-los do local. A comunidade resistiu, recebeu grande apoio de ambientalistas, população da Região Oceânica e de outras áreas da cidade, recebeu apoio de diversos setores da Universidade Federal Fluminense (UFF) e conseguiu reverter esse processo de retirada.
OBJETIVOS:
·      Reunir e congregar saberes, práticas e produções locais e tradicionais das comunidades de Niterói, a fim de valorizar a participação social, a cultura e o desenvolvimento local;
·      Dar visibilidade às atividades culturais das comunidades tradicionais, especialmente a produção artesanal, gastronômica e musical;
·      Comemorar o dia de Resistência das Comunidades Tradicionais de Niterói (9 de agosto) aprovado pelo projeto de lei 00331-2013: “Art. 1° Fica Instituído no âmbito do município de Niterói, o dia 9 de agosto como o Dia Municipal de Resistência das Comunidades Tradicionais”.
·      Fomentar a construção e fortalecimento de redes sociais de suporte e multiculturais entre as comunidades tradicionais e os demais atores e setores do município.

INTERVENÇÃO
Data: 20 de agosto de 2016
Local: Museu Arqueológico de Itaipú
Horário: das 10hs às 21hs
Público-alvo: A todas as pessoas interessadas

ATIVIDADES (PROGRAMAÇÃO):

10h00 – Abertura da feira de exposição e comercialização de produções culturais locais

10h00 – Biblioteca Móvel e doação de livros: Ocupação Biblioteca Comunitária do Engenho do Mato

11h00 – Varal de memórias: o cotidiano das comunidades tradicionais 

12h00 – Almoço com comidas típicas e locais

13h00 – Oficinas Culturais: Hip-Hop com o grupo Irmandade R.O, Contação de Histórias Afro-brasileiras, desenhos do cotidiano local, artesanato sustentável, educação em economia solidária,

14h00 - Roda de Conversa: Lutas, Redes Sociais e Áreas de Interesse Cultural em Niterói

17h00 – Apresentações Culturais: Capoeira

17h30 – Apresentações Culturais: Irmandade R.O

17h40 – Apresentações Culturais: Batalha do Conhecimento

18h30 - Samba e Roda de Jongo 



Nenhum comentário:

Postar um comentário