sábado, 6 de agosto de 2016

MENINO DA MANGUEIRA: A PIRA DA ESPERANÇA E DA LUTA!

Renatão do Quilombo: Só a luta muda a vida! Que os meninos da Mangueira e de todas as comunidades possam conviver em meio a uma democracia de verdade, com justiça social e fraternidade real.
"E o menino da Mangueira
Foi correndo organizar
Uma linda bateria
Carnaval já vem chegando
E tem gente batucando
São meninos da Mangueira", Rildo Hora.

Momento de emoção na mesma Candelária que antes mesmo da chacina de 1993 só vem nos fazendo chorar de tristeza. Apesar de termos total clareza das dificuldades e das desigualdades que vão seguir acontecendo, inclusive na vida do jovem Jorge Alberto, do Morro da Mangueira, após as Olimpíadas, esse é um momento que emociona. Mas emociona justamente porque ao ver um momento como este, temos ainda mais certeza de que é possível avançar rumo a uma sociedade realmente justa e democrática. Não é essa sociedade que cria factoides e momentos cercados de maquiagem para passar uma certa impressão de igualdade e fraternidade. Mas sim uma sociedade que avance realmente para uma democracia de verdade.

Mesmo na Mangueira, onde existe de fato uma Vila Olímpica que cria um papel importantíssimo, o esporte não é uma política de estado. Além dos problemas do Projeto da própria Vila Olímpica, o morro da Mangueira é uma comunidade que, do ladinho do grande espetáculo do Maracanã, assim como tantas outras, ainda sofre com gravíssimos problemas de saneamento básico, convivendo com esgoto a céu aberto e falta de drenagem. A falta de regularização fundiária, as violência policial, a ausência do estado inclusive nas políticas de educação e saúde públicas, com falta de creches e problemas na atenção básica, ainda são um obstáculo difícil de ser superado mesmo na vida dos jovens atletas da Vila Olímpica.

A pira de Jorge Alberto segue sendo a luta pela sobrevivência. Assim como todos os jovens negros e pobres de nosso estado, que sofrem com o racismo e o preconceito inerente do dia a dia dessa sociedade desigual, ou são recorrentemente assassinados nas vielas e esquinas de suas comunidades.

Os milhões gastos oficialmente, além daqueles desviados criminosamente, são sim objetos de nossa total revolta. No entanto, essa luta não se confunde com uma luta contra o esporte e os atletas. Deixo aqui, junto com a minha total indignação com os gastos irresponsáveis em meio a tanta miséria e abandono, minha total solidariedade àqueles que treinaram e se dedicaram durante anos, alguns durante uma vida inteira, para representar sua modalidade esportiva. Vamos torcer pelos atletas e lutar contra os políticos e empresários corruptos que seguem se utilizando da pobreza de nosso povo para enriquecer e roubar cada vez mais!

Fora Temer, fora Pezão e Dornelles, fora Eduardo Paes e todos aqueles que participam e protegem os esquemas de que eles fazem parte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário