quinta-feira, 25 de agosto de 2016

SAMBA DA COMUNIDADE PELA RESISTÊNCIA DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS DE NITERÓI

Samba da Comunidade no Quilombo do Grotão: Salve as Comunidades Tradicionais!
Nosso próxima Samba da Comunidade, neste sábado, dia 27 de agosto, será mais uma atividade de comemoração pela passagem do Dia Municipal de Resistência das Comunidades Tradicionais de Niterói.
Teremos nossa tradicional feijoada na lenha acompanhada da Roda de Samba especial com nosso grupo Família Quilombo. Será mais uma atividade de comemoração e homenagem às comunidades da cidade que lutam e resistem, bem como a todos os apoiadores que sempre estiveram junto com a gente!
Em Niterói temos comunidades quilombolas, pescadores artesanais e sitiantes tradicionais, sendo a diversidade cultural expressa na interação em harmonia com os ecossistemas de áreas preservadas da cidade. Um saber ancestral presente no consciente coletivo dessas comunidades, um patrimônio imaterial a ser resgatado, registrado para as atuais e futuras gerações.
Em 2013 o então vereador Renatão do Quilombo, liderança da nossa comunidade do Quilombo do Grotão, aprovou a Lei Municipal 3155, que instituiu o dia 09 de agosto como o Dia Municipal de Resistência das Comunidades Tradicionais de Niterói, incluindo esta data no calendário oficial da cidade. Esta data foi escolhida em homenagem a Seu Bichinho, liderança da comunidade do Morro das Andorinhas, que em 2001 foi perseguido e teve sua casa demolida, mas lutou, resistiu e permanece até hoje em seu território.
Buscar garantir a preservação social, histórica e cultural dessas comunidades, ao lado da preservação ambiental dos ecossistemas é fundamental. Essa é uma luta que deve ser de toda a cidade!
Vamos lá! Vamos juntos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário