sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

ANIVERSÁRIO DE 12 ANOS DA NOSSA SEDE DO QUILOMBO DO GROTÃO!

Sede do Quilombo do Grotão, ACOTEM e ASSET, completa 12 anos de luta e resistência!

ANIVERSÁRIO DE 12 ANOS DA NOSSA SEDE DO QUILOMBO DO GROTÃO!

Quase num piscar de olhos 2015 se despede da gente.


Foi um ano de muitas lutas travadas, alguns avanços como a aprovação do Dia Municipal das Comunidades Tradicionais em Niterói, recebemos também o Prêmio CREA/RJ de Meio Ambiente pelo nosso Projeto Quilombo Solar e estamos cada vez mais próximos de termos o reconhecimento do nosso território Quilombola, porém ao mesmo tempo foi um ano de muita covardia, ataques e implementação da higienização social às Comunidades Tradicionais em todo o território nacional, e em Niterói não foi diferente.

Vimos as comunidades vizinhas dos Sitiantes da Serra da Tiririca, Pescadores artesanais do Sossego e da Aldeia Imbuhy sofrerem em suas peles o descaso e omissão do governo, ter suas casas demolidas e, no caso do Imbuhy, sofrerem com a expulsão do local onde viveram toda a vida. 


Vemos também a mesma política sendo aplicada com os Pescadores artesanais de Itaipu, e ao lado desses companheiros estaremos para evitar que nova covardia seja realizada ali.

No sábado passado, a nossa sede da ACOTEM (Associação da Comunidade Tradicional do Engenho do Mato), do nosso Quilombo do Grotão e da ASSET (Associação dos Sitiantes Tradicionais da Serra da Tiririca), completou seus 12 anos de lutas, muitas lutas, e em clima de festividade convidamos todxs xs amigxs, colaboradorxs, apoiadorxs e sociedade para mais uma vez comemorar conosco essa data tão importante, no último Samba da Comunidade do ano, com Família Quilombo e convidados a partir das 14h. Vamos juntos rumo a um 2016 de vitórias e mais justiça social!!!

FELIZ NATAL E UM ANO NOVO DE VITÓRIAS!!!

Feliz Natal e um ano novo de vitórias em defesa do meio ambiente e da cultura popular! 

FELIZ NATAL E UM ANO NOVO DE VITÓRIAS!!!
Que o sentimento de bondade, fraternidade, igualdade e justiça social, possa estar ainda mais vivo em nossos corações e mentes não apenas neste Natal, mas também durante todo o ano de 2016.
Esse ano termina de forma triste diante de tantas covardias e injustiças. Estamos presenciando a crise e o abandono total da saúde pública, vemos também milhares de trabalhadores sem receber seus salários e tendo seus direitos totalmente desrespeitados, e vimos recentemente mais uma de nossas comunidades tradicionais ser covardemente exterminada pelo Exército Brasileiro.
Que a sociedade possa avançar na defesa do SUS e da educação pública, bem como na proteção dos direitos humanos de todos que ainda sofrem tanto em nosso país. Que todas e todos os companheiros da Aldeia Imbuhy tenham suas forças renovadas para seguir resistindo e lutando por justiça!
Enfim, que 2016 seja realmente de vitórias para a classe trabalhadora. Que possamos lutar por nossos direitos para que nenhum governo se atreva a atacá-los, e que possamos conseguir avançar rumo a mais conquistas necessárias para nosso bairro, cidade, estado e país.
Feliz Natal e um Ano Novo de vitórias!!!
Vamos juntos!!!

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

RODA DE SAMBA E HOMENAGEM À DESEMBARGADORA IVONE CAETANO

Roda de Samba com Vinicius Oliveira e homenagem à Desembargadora Ivone Caetano


CONSCIÊNCIA NEGRA: LUTA E CULTURA NO QUILOMBO DO GROTÃO!
Neste fim de semana daremos continuidade às nossas atividades do mês da Consciência Negra.
Neste domingo teremos mais uma qualificada roda de samba em nossa comunidade, com Vinícius Oliveira, músico e professor, e convidados, resgatando importantes sambas de raiz e elevando a cultura de nosso país.

HOMENAGEM: 

Também no domingo é a vez do Quilombo do Grotão homenagear a primeira Desembargadora negra do Estado do Rio de Janeiro, a Dra. Ivone Ferreira Caetano, com a Medalha Legislativa Zilda Arns, também aprovada pela Câmara Municipal de Niterói. A medalha é concedida àqueles que se dedicam às causas em defesa das crianças e adolescentes. A Desembargadora foi Juíza de Vara da Infância e Juventude e até hoje participa de diversos projetos de proteção à crianças e jovens. 

O Poder Judiciário de Brasil reflete ainda com mais força a segregação étnica que se repete em várias instituições. Um estudo do pesquisador Romeu Ferreira Emygdio, do IBGE, com dados de 1980 a 2000, revela que 85,9%, dos juízes togados declaram-se de cor branca, havendo 14,1% não brancos. Apesar dos anos terem se passado, sabemos que não há grandes diferenças dos últimos 400 anos de história do Brasil. Renatão do Quilombo entregará esta medalha junto ao vereador Paulo Eduardo Gomes (PSOL) em reconhecimento ao exercício pleno da cidadania por parte de ambas as homenageadas, que contribuíram muito e seguem contribuindo para o desenvolvimento de nossa sociedade. Renatão do Quilombo entregará esta medalha junto ao vereador Paulo Eduardo Gomes em reconhecimento ao exercício pleno da cidadania por parte da homenageada. 

 O Quilombo do Grotão é uma comunidade quilombola localizada na Serra da Tiririca e é uma das mais antigas comunidades tradicionais de Niterói. Descendentes de escravos e remanescentes da antiga Fazenda Engenho do Mato, representam uma importante trajetória de luta e resistência cultural.

Contamos com a presença de todas e todos que apreciam as nossas rodas de samba, a nossa feijoada e que assim também contribuem com a luta, resgate e preservação da cultura negra e com a resistência da nossa comunidade. 
Vamos juntos!
VALEU ZUMBI! VALEU DANDARA!

SAMBA DA COMUNIDADE COM HOMENAGEM À CLAUDIA LAGE

Samba da Comunidade com entrega da Medalha Leila Diniz para a atriz, escritora e autora Cláudia Lage

         MAIS UMA ATIVIDADE DO MÊS DA CONSCIÊNCIA NO QUILOMBO DO GROTÃO

Homenagem à atriz e escritora Claudia Lage 

Neste fim de semana o Quilombo do Grotão dará continuidade às sua atividades do mês da Consciência Negra. No sábado ocorrerá o tradicional Samba da Comunidade com o grupo Família Quilombo e nossa deliciosa feijoada. Haverá ainda a participação especial do Grupo Um Amô para comemorar o aniversário da querida e talentosa Mariana Braga! A feijoada do Quilombo vem sendo objeto de estudo da Faculdade de Botânica da UFF e pode vir a receber Identificação Geográfica, assim como o Queijo de Minas e a Cachaça de Paraty. Na ocasião iremos novamente trazer ao debate a necessidade de luta contra a Proposta de Emenda Constitucional 215, que pretende exterminar terras quilombolas e indígenas em todo o país.  

HOMENAGEM: A escritora, professora, atriz e autora Claudia Lage receberá no sábado a Medalha Leila Diniz, aprovada pela Câmara Municipal. A Medalha Leila Diniz foi criada pela Câmara Municipal de Niterói para aqueles que dão sua contribuição ao enriquecimento do debate em torno da cultura e da memória da população. Claudia Lage foi fruto de lembrança da comunidade do Quilombo porque na primeira novela de sua autoria exibida em rede nacional, “Lado a Lado”, a autora deu destaque a lutas geralmente ignoradas nas narrativas tradicionais das novelas de época. A cultura negra esteve também em primeiro plano, tendo sido observado o contexto e as formas de criminalização dessas manifestações culturais, com o ataque aos capoeiras e sambistas, por estas representarem formas de sociabilização e organização dos alijados do processo social em questão. A medalha para Claudia Lage foi aprovada durante o mandato do ex-vereador Renatão do Quilombo, o primeiro vereador quilombola do Brasil, que é suplente do PSOL Niterói e assumiu o mandato durante o mês de novembro de 2013.

Renatão do Quilombo entregará esta medalha junto ao vereador Paulo Eduardo Gomes (PSOL) em reconhecimento ao exercício pleno da cidadania da homenageada, que contribuiu e segue contribuindo para o desenvolvimento de nossa sociedade.

Renatão receberá também neste sábado das mãos do Deputado Flávio Serafini (PSOL) uma Moção de Aplausos da ALERJ por sua luta em defesa dos negros e negras, contra o racismo e pela resistência ao lado dos povos e comunidades tradicionais do Estado. O Quilombo do Grotão é uma comunidade quilombola localizada na Serra da Tiririca e é uma das mais antigas comunidades tradicionais de Niterói. Descendentes de escravos e remanescentes da antiga Fazenda Engenho do Mato, representam uma importante trajetória de luta e resistência cultural.

Contamos com a presença de todas e todos que apreciam as nossas rodas de samba, a nossa feijoada e que assim também contribuem com a luta, resgate e preservação da cultura negra e com a resistência da nossa comunidade. Vamos juntos!
VALEU ZUMBI! VALEU DANDARA!

SAMBA DA COMUNIDADE e VINICIUS OLIVEIRA: LUTA E CULTURA NO QUILOMBO!

Neste final de semana segue a luta da Consciência Negra no Quilombo do Grotão.
SAMBA DA COMUNIDADE: LUTA E CULTURA NO QUILOMBO!
Neste fim de semana daremos continuidade às nossas atividades do mês da Consciência Negra.
No sábado teremos o tradicional Samba da Comunidade com o grupo Família Quilombo e nossa deliciosa feijoada. Na ocasião iremos novamente trazer ao debate a necessidade de luta contra a Proposta de Emenda Constitucional 215, que pretende exterminar terras quilombolas e indígenas em todo o Brasil. E no domingo teremos mais uma qualificada roda de samba com Vinícius Oliveira e convidados, resgatando importantes sambas de raiz e elevando a cultura de nosso país.

HOMENAGENS: Duas Medalhas Legislativas serão entregues este final de semana no Quilombo. A escritora, professora, atriz e autora Claudia Lage receberá no sábado a Medalha Leila Diniz, aprovada pela Câmara Municipal. A Medalha Leila Diniz foi criada pela Câmara Municipal de Niterói para aqueles que dão sua contribuição ao enriquecimento do debate em torno da cultura e da memória da população. A medalha para Claudia Lage foi aprovada durante o mandato do ex-vereador Renatão do Quilombo, o primeiro vereador quilombola do Brasil, que é suplente do PSOL Niterói e assumiu o mandato durante o mês de novembro de 2013. Claudia Lage foi fruto de lembrança da comunidade do Quilombo porque na primeira novela de sua autoria exibida em rede nacional, “Lado a Lado”, a autora deu destaque a lutas geralmente ignoradas nas narrativas tradicionais das novelas de época. A cultura negra esteve também em primeiro plano, tendo sido observado o contexto e as formas de criminalização dessas manifestações culturais, com o ataque aos capoeiras e sambistas, por estas representarem formas de sociabilização e organização dos alijados do processo social em questão. 
Também no sábado Renatão receberá das mãos do Deputado Flávio Serafini uma Moção de Aplausos da ALERJ por sua luta em defesa dos negros e negras, contra o racismo e pela resistência ao lado dos povos e comunidades tradicionais do Estado.

No domingo é a vez do Quilombo do Grotão homenagear a primeira Desembargadora negra do Estado do Rio de Janeiro, a Dra. Ivone Ferreira Caetano, com a Medalha Legislativa Zilda Arns, também aprovada pela Câmara Municipal de Niterói. A medalha é concedida àqueles que se dedicam às causas em defesa das crianças e adolescentes. A Desembargadora foi Juíza de Vara da Infância e Juventude e até hoje participa de diversos projetos de proteção à crianças e jovens. O Poder Judiciário de Brasil reflete ainda com mais força a segregação étnica que se repete em várias instituições. Um estudo do pesquisador Romeu Ferreira Emygdio, do IBGE, com dados de 1980 a 2000, revela que 85,9%, dos juízes togados declaram-se de cor branca, havendo 14,1% não brancos. Apesar dos anos terem se passado, sabemos que não há grandes diferenças dos últimos 400 anos de história do Brasil. Renatão do Quilombo entregará esta medalha junto ao vereador Paulo Eduardo Gomes (PSOL) em reconhecimento ao exercício pleno da cidadania por parte de ambas as homenageadas, que contribuíram muito e seguem contribuindo para o desenvolvimento de nossa sociedade. Renatão do Quilombo entregará estas medalhas junto ao vereador Paulo Eduardo Gomes em reconhecimento ao exercício pleno da cidadania por parte de ambas as homenageadas. 

 O Quilombo do Grotão é uma comunidade quilombola localizada na Serra da Tiririca e é uma das mais antigas comunidades tradicionais de Niterói. Descendentes de escravos e remanescentes da antiga Fazenda Engenho do Mato, representam uma importante trajetória de luta e resistência cultural.

Contamos com a presença de todas e todos que apreciam as nossas rodas de samba, a nossa feijoada e que assim também contribuem com a luta, resgate e preservação da cultura negra e com a resistência da nossa comunidade. Vamos juntos!
VALEU ZUMBI! VALEU DANDARA!

terça-feira, 17 de novembro de 2015

MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA NO QUILOMBO DO GROTÃO 2015

Quilombo do Grotão comemora Consciência Negra com muita luta e cultura!
Este mês iniciamos as atividades em comemoração da Consciência Negra, neste ano de 2015, celebramos 320 da morte do guerreiro Zumbi dos Palmares, mas lembramos também que antes dos embates, estava a sua esposa Dandara articulando as táticas e estratégias de resistência e lado a lado guerreando contra o sistema escravocrata da época, muito pouco a história nos conta sobre Dandara, mas devemos lembrar que por trás de todo homem bem sucedido, há uma mulher que o preparou para tal, seja na função de mãe, avó, tia, esposa...

Com Zumbi não foi diferente, Dandara se opôs ao tratado de paz que Ganga Zumba tentara selar com os holandeses, e junto com Zumbi resistiu à escravidão até o último momento de sua vida, vindo a suicidar-se em 6 de fevereiro de 1694 após ser presa, para que não retornasse à condição de escrava.

Neste ano estaremos falando dos Direitos Humanos, e convidamos tod@s a se somarem às atividades, uma vez que são abertas ao público.

O Quilombo do Grotão está localizado na Serra da Tiririca e fica no sítio Manoel Bonfim, onde uma grande família quilombola há décadas resiste à especulação imobiliária e às opressões do Estado. Estado este, que infelizmente em vários momentos ainda tenta absurdamente discutir a retirada de comunidades tradicionais dos locais onde sempre viveram e onde foram e continuam sendo os principais responsáveis pela preservação do meio ambiente.

O Quilombo do Grotão é também sub-sede da ASSET - Associação dos Sitiantes Tradicionais da Serra da Tiririca, que congrega todos os sitiantes tradicionais que lutam em defesa da Serra da Tiririca antes mesmo do local se tornar uma Unidade de Conservação. ASSET e ACOTEM seguem resistindo para permanecer nos seus sítios, lutando como fazem a décadas pela proteção daqueles locais.



"POR MENOS QUE CONTE A HISTÓRIA, NÃO TE ESQUEÇO MEU POVO.
SE PALMARES NÃO EXISTE MAIS, FAREMOS PALMARES DE NOVO."

VALEU DANDARA,
VALEU ZUMBI!

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

SAMBA DA COMUNIDADE: QUILOMBO DO GROTÃO NA LUTA CONTRA A PEC 215

Quilombo do Grotão na luta contra a PEC 215
SAMBA DA COMUNIDADE - SÁBADO 31 de Outubro!
Neste sábado teremos mais um Samba da Comunidade no Quilombo do Grotão, com nosso grupo Família Quilombo e convidados especiais! O Samba da Comunidade, além de ser um espaço de valorização da cultura e da nossa arte, é sempre também um momento que aproveitamos para refletir e fazer ecoar algumas importantes lutas sociais! Venha saborear nossa feijoada tradicional, curtir nossa roda de samba e se somar às nossas lutas!
Nesse evento queremos chamar a atenção para a luta CONTRA a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 215/2000 que tramita neste momento no Congresso Nacional. Essa PEC é chamada de PEC do Extermínio, pois pretende fazer com que a demarcação de terras indígenas e quilombolas deixe de ser um dever do Estado, passando a deixar cada caso para a análise de Deputados e Senadores que a seu bel-prazer vão conceder ou não o direito desses povos. Povos indígenas, quilombolas, populações tradicionais em geral e o meio ambiente, estão seriamente ameaçados por esta PEC, já que inclusive Unidades de Conservação não poderão ser mais criadas por Decreto do Poder Executivo. De cara, por exemplo, a PEC 215 pode paralisar 228 processos de demarcação de Terras Indígenas. Com relação a Unidades de Conservação, ao longo de décadas de luta em defesa do meio ambiente, das 310 UCs federais criadas nos últimos 65 anos, apenas cinco foram iniciativa do Congresso – ou 0,03% da área total das UCs federais. É o lobby de Katia Abreu, sua turma de pecuaristas, ruralistas e toda a corja de desmatadores do país, que vai avançar a passos largos se a população não reagir com firmeza imediatamente. 
Neste sábado talvez alguns irmãos indígenas estejam conosco no Samba da Comunidade para colher apoios para o abaixo-assinado contra a PEC 215 e seguir avançando! Vamos juntos!

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

OUTUBRO ROSA: NA LUTA POR UM SUS DIGNO PARA TODAS!

Outubro Rosa: Em defesa de um SUS público e universal que garanta a saúde de TODAS as mulheres!
OUTUBRO ROSA: NA LUTA POR UM SUS DIGNO PARA TODAS!
O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização pela prevenção do câncer de mama e deve ser também um mês de mobilização pelo acesso das mulheres aos exames da mama. A Lei 11.664/08 estabelece que o SUS deve assegurar a TODAS as brasileiras a realização efetiva da mamografia a partir dos 40 anos de idade. Esta lei específica apenas reforça um direito já garantido a todas as mulheres na própria Lei 8.080/90, que criou o Sistema Único de Saúde e que garante, conforme estabelece também a Constituição Federal, a saúde como um direito fundamental, obrigando o Estado a prover todas as condições indispensáveis para a garantia da vida da população. 

No entanto, sabemos que esses exames ainda são de difícil acesso para a maioria das mulheres no Brasil, sendo as mulheres negras do norte-nordeste as que mais sofrem com esse descaso do governo. E infelizmente o processo de desigualdades raciais no acesso aos serviços de saúde permanece em todas as regiões do País.


Uma pesquisa de 2014, do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, mostrou que o percentual de mulheres na faixa etária de maior risco [50 a 69 anos] que fazem a mamografia pelo SUS não passa de 14% a 34%. Tratando-se, portanto, de uma cobertura mínima! Para o Brasil, em 2015, são esperados 57.120 casos novos de câncer de mama, com um risco estimado de 56,09 casos a cada 100 mil mulheres. Por esse motivo a prevenção torna-se uma arma extremamente importante para o combate à doença! E, obviamente, é fundamental termos cada vez mais a consciência de que devemos lutar em defesa do SUS que a sociedade conquistou, universal, integral e de qualidade, e que não nos é oferecido por total descaso dos governos, tanto a nível federal, quanto estadual e municipal.


É importante que as mulheres, independentemente da idade, façam o auto-exame das mamas e ao identificarem alterações suspeitas, procurem o serviço de saúde para avaliação profissional. E vamos juntos em defesa do SUS 100% público, gratuito e de qualidade! ‪#‎OutubroRosa‬

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

ENERGIA SOLAR PARA AS COMUNIDADES TRADICIONAIS DE NITERÓI

Roda de Conversa sobre Energia Alternativa no Museu Arqueológico de Itaipu
RODA DE CONVERSA: ENERGIA SOLAR NAS COMUNIDADES
Esta semana, com o apoio do Museu Arqueológico de Itaipu, realizamos uma Roda de Conversa sobre geração energia limpa na cidade de Niterói, em especial a energia solar. Na oportunidade, contamos com a participação do Laboratório de Fontes Alternativas de Energia, ligado ao Departamento de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.
Depois de nossa experiência no Projeto Quilombo Solar e dos Projetos de Lei que apresentamos na Câmara de Niterói, bem como a Emenda Orçamentária que ajudamos a aprovar prevendo verba para Energia Alternativa na cidade, pudemos contribuir para o avanço das discussões. Este foi um espaço rico de conversa onde começamos a debater ideias sobre a busca de recursos para a instalação de placas fotovoltaicas em todas as comunidades tradicionais da cidade.
Também iniciamos uma importante discussão sobre a possibilidade de construir meios para que o Museu Arqueológico e a toda a área do entorno do mesmo, na Vila de Pescadores, recebam placas fotovoltaicas para geração de energia solar e consequente valorização daquela comunidade de pescadores artesanais da Reserva Extrativista Marinha de Itaipu. Esta foi apenas uma primeira reunião e que agora irá gerar um projeto para aquela região, com o apoio do MAI e da UFRJ.
Junto a esta luta de Itaipu, vamos juntos construir o Plano de 
Incentivo ao Uso de Energia Alternativa no Município de Niterói!
Segue a luta por energia limpa na nossa cidade!


terça-feira, 8 de setembro de 2015

PRIVATARIA AMBIENTAL: SOMOS CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DO MEIO AMBIENTE!

O PSOL é contra a privatização do meio ambiente no Rio de Janeiro e em qualquer lugar do mundo! 

PRIVATARIA AMBIENTAL
Durante esta semana, será discutido na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) um pacote de maldades na área do meio ambiente. Dois Projetos de Lei (PL) apresentados comprometem o futuro ambiental do Rio de Janeiro. O PL 718/2015 é o primeiro deles. A proposta visa financiar a construção de Parcerias Público Privadas (PPPs) dentro de unidades de conservação ambiental. O PSOL se opõe inteiramente a essa iniciativa.
Esses recursos viriam do fundo da Mata Atlântica, do qual seriam retirados 10%. No entanto, os valores seriam ampliados, já que outras fontes de recurso acrescentam, pelo projeto, ainda mais dinheiro ao fundo da Mata Atlântica. Há, ainda, outro indício grave de privatização velada da política ambiental fluminense. Segundo o projeto, a unidade gestora deixa de ser o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), e passa a ser uma instituição financeira.
É de muita gravidade a iniciativa de entregar a um banco o controle de gestão sobre um fundo de origem estadual. Mais grave ainda é o estímulo financeiro à construção de PPPs em unidades de conservação ambiental. A bancada do PSOL é contrária, e quer mobilizar a sociedade para impedir um dano desta dimensão.
Também será discutido o PL 759/2015, que trata da qualificação de entidades como Organizações Sociais (OS). O projeto inclui o meio ambiente entre os setores que podem ser geridos por contratos com OS. O PSOL repudia esses mecanismos de gestão por OS, que também funciona como uma privatização velada de atividades de responsabilidade do setor público.
A história recente do Rio de Janeiro demonstra um histórico terrível na utilização das OS. O estado passa a gastar recursos a perder de vista com entidades que se supõe “sem fins lucrativos”, e os serviços nunca melhoram. Além disso, perde-se a transparência e o controle sobre os gastos dessas unidades, já que elas não têm obrigação de prestar contas ao governo estadual.
É terrível o resultado da administração de unidades de saúde por OS, já realizada no Rio de Janeiro há alguns anos. Recentemente, uma série de reportagens na TV (links abaixo) demonstram casos de corrupção em Organizações Sociais no Rio e no Brasil. Por que motivo o Estado do Rio de Janeiro vai entregar a gestão ambiental a essas entidades? O PSOL se opõe de forma veemente a essas iniciativas.
Fonte: PSOL Carioca

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

SAMBA DA COMUNIDADE: TODO APOIO ÀS COMUNIDADES DA ALDEIA IMBUHY E PRAIA DO SOSSEGO!!!

SAMBA DA COMUNIDADE:
TODO APOIO ÀS COMUNIDADES DA ALDEIA IMBUHY E PRAIA DO SOSSEGO!!!
DIA 29 DE AGOSTO - A PARTIR DAS 13 HORAS
No Quilombo do Grotão

Neste sábado teremos o tradicional Samba da Comunidade com o grupo Família Quilombo, como sempre uma atividade cultural e que sempre faz menção a um tema de luta. Desta vez vamos fazer nossa atividade em apoio à resistência das Comunidades Tradicionais da Aldeia Imbuhy e da Praia do Sossego. A primeira delas uma comunidade centenária e a outra com mais de 50 anos no local, e que recentemente tiveram algumas de suas casas covardemente demolidas. A qualquer momento todas essas famílias podem ser removidas por completo dos seus territórios originários, o que representaria uma agressão a nossa cultura tradicional e a atividade da pesca artesanal da região.
Vamos buscar dar mais visibilidade a esta luta através da nossa comunidade, realizando durante o samba uma atividade em homenagem a esses companheiros, levantando a bandeira deles em defesa da permanência em suas terras tradicionais e buscando UNIR MAIS APOIADORES em torno deles! Com o argumento de "proteção ambiental" essas comunidades vêm sofrendo com o processo de higienização territorial implantado pelo Estado, sem qualquer tipo de diálogo e acordo, tendo suas casas demolidas e famílias ficando à mercê da própria sorte. Não podemos admitir isso!!!
Chamamos a atenção de todxs xs amigxs e apoiadores para esta causa, é dever do Estado garantir moradias e o mesmo tem sido o primeiro a destruir e colocar famílias na rua.
Colaborem também com as assinaturas nos abaixo assinados e cartas de apoio das comunidades.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

I ENCONTRO DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS DE NITERÓI

I Encontro das Comunidades Tradicionais de Niterói

Vejam o evento no Facebook e participem conosco: https://www.facebook.com/events/523238424508113/

I ENCONTRO DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS DE NITERÓI
Praça do Engenho do Mato – Itaipu – Niterói/RJ
Dia 15 de agosto de 2015
A partir das 12 horas
Evento gratuito.

Evento terá feira de artesanato, gastronomia, roda de capoeira e samba!

O I Encontro das Comunidades Tradicionais de Niterói acontecerá no próximo dia 15 de agosto, a partir das 12h, na Praça do Engenho do Mato, por iniciativa das próprias comunidades e contará com uma série de atividades, como feira de artesanato, gastronomia, roda de conversa com representantes das comunidades, alunos e professores das universidades, roda de capoeira, samba com Família Quilombo e muito mais. A partir de uma iniciativa de Renatão do Quilombo, então vereador em 2013, foi recentemente aprovada a Lei Municipal 3155/2015, criando o Dia Municipal de Resistência das Comunidades Tradicionais de Niterói. Esta Lei vai marcar no calendário oficial da cidade a importância da proteção dessas comunidades, incentivando o Município a realizar anualmente reuniões, palestras, festividades e outras iniciativas a fim de valorizar e preservar a cultura e o etnoconhecimento das comunidades tradicionais de Niterói.

O I Encontro das Comunidades Tradicionais será um dia de grande importância para a organização e união destas comunidades da cidade e certamente marcará uma nova era de resistência e valorização dessa tão importante cultura niteroiense! O dia 09 de agosto (que este ano iremos comemorar no dia 15) foi escolhido para representar essa resistência porque nesta mesma data, no ano de 2001, uma grande covardia aconteceu no Morro das Andorinhas, com a demolição da casa de Seu Bichinho, liderança de uma das mais antigas e representativas comunidades tradicionais da cidade.  No entanto, a comunidade resistiu, recebeu grande apoio de ambientalistas, população da Região Oceânica e de outras áreas da cidade, recebeu apoio de diversos setores da Universidade Federal Fluminense (UFF) e conseguiu reverter esse processo de retirada.”, disse Renatão do Quilombo, liderança do Quilombo do Grotão e uma das lideranças do Fórum das Comunidades Tradicionais de Niterói.

As comunidades tradicionais desempenham ainda hoje um papel fundamental na conservação da biodiversidade local, tanto no que se refere aos recursos pesqueiros quanto aos recursos florestais. Em Niterói temos comunidades quilombolas, pescadores artesanais e sitiantes tradicionais, sendo a diversidade cultural expressa na interação em harmonia com os ecossistemas de áreas preservadas da cidade. Um saber ancestral presente no consciente coletivo dessas comunidades, um patrimônio imaterial a ser resgatado, registrado para as atuais e futuras gerações. Buscar garantir a preservação social, histórica e cultural desses grupos, ao lado da preservação ambiental dos ecossistemas é fundamental.
                 
Infelizmente, recentemente a cidade presenciou uma absurda agressão a uma destas comunidades tradicionais, da Aldeia do Imbuhy, onde o Exército de forma violenta e injusta demoliu três casas da comunidade em área tombada, descumprindo Lei 3040/15, que tomba o conjunto arquitetônico, paisagístico, histórico e etnográfico do Aldeia do Imbuhy. Segundo o Fórum das Comunidades Tradicionais de Niterói, uma das intenções deste I Encontro, além de divulgar a cultura destas comunidades, será servir também como mais um instrumento de resistência para a permanência e proteção cultural de todas as comunidades de Niterói, em especial a do Imbuy que nesse momento sofre com a falta de apoio do Governo Federal. 

quinta-feira, 30 de julho de 2015

SAUDADES DO MUSSUM: 21 ANOS SEM UM DOS NOSSOS MAIORES ARTISTAS

Renatão do Quilombo: Nossa homenagem ao grande artista Mussum, mangueirense, músico, humorista e grande ser humano!


21 ANOS SEM UM DOS NOSSOS MAIORES ARTISTAS

Há exatos 21 anos, nos deixava uma grande personalidade, de talento ímpar, conhecida como Mussum. 

É provável que muitos o reconheçam apenas pelo trabalho desenvolvido durante mais de 20 anos junto ao grupo humorístico Os Trapalhões. E não à toa. Mussum, em todos os quadros e filmes do grupo que participava, se destacava, maravilhando a todos com o talento inato com que desenvolvia o personagem malandro, de tipo popular e que brilhantemente arrancava risadas com a espontaneidade hilária que só possuem os gênios do humor.

E o mesmo brilhantismo que desfilava nos lares de todo Brasil, através da televisão, Mussum também tinha para a música. Grande sambista, é considerado por muitos o maior tocador de reco-reco que já passou por nossa história, possuidor de um suingue incomparável e que fabricava seu próprio instrumento. Seu nome é lembrança recorrente na Mangueira, escola de samba com a qual tinha profunda ligação: foi diretor de harmonia da ala das baianas, instrutor da ala mirim e chegou, certa vez, a trocar o cachê de um comercial pela instalação de um consultório dentário na comunidade. 

Valeu, Mussum, por toda a felicidade que deixou irradiada!

sábado, 25 de julho de 2015

Homenagem do Quilombo do Grotão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha

Homenagem do Quilombo do Grotão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha
O Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, datado em 25 de julho, mais do que uma data comemorativa, é um marco internacional da luta e resistência da mulher negra contra a opressão de gênero, o racismo e a exploração de classe. 
Foi instituído, em 1992, no I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas, para dar visibilidade e reconhecimento a presença e a luta das mulheres negras nesse continente.
As pesquisas realizadas nos últimos anos demonstram a gravidade da situação enfrentada: a mulher negra apresenta o menor nível de escolaridade, trabalha mais, porém com rendimento mínimo, em condições precárias e de informalidade; e as poucas que conseguem romper as barreiras do preconceito e da discriminação racial e ascender socialmente necessitam se empenhar mais e abdicar de outros aspectos de suas vidas.
Esta realidade, que manifesta resquícios do período de escravidão, tem sido transformada através da luta e da organização das mulheres negras na América Latina e no Caribe, que a cada dia estão se inserindo na universidade e no mercado de trabalho, e conquistando espaços importantes na economia, na sociedade, na política.
Mulheres estão lutando para transformar a realidade, superar as desigualdades e construir uma nova cultura na sociedade, de combate à opressão de gênero e ao racismo.
Em 2007 esta data passou a fazer parte do calendário estadual, e desde 2013 do calendário municipal de Niterói.
O Quilombo do Grotão apóia a luta e a auto organização negro feminista.

Neste sábado, 25/07, a partir das 12h teremos a tradicional feijoada à lenha e às 14h o tão esperado Samba da Comunidade, com o grupo Família Quilombo, comemorando o dia Das Mulheres Negras Latino Americanas e Caribenhas. Não fiquem de fora!

sexta-feira, 12 de junho de 2015

EM DEFESA DOS PESCADORES DA PRAIA DO SOSSEGO

Em defesa da comunidade de pescadores da Praia do Sossego
EM DEFESA DOS PESCADORES DA PRAIA DO SOSSEGO


Esta atitude da Prefeitura de anunciar a demolição de casas e o cerceamento de entrada de pessoas na Praia do Sossego está totalmente desconectada do que preceitua o Estatuto das Cidades. Uma gestão democrática deve observar os diferentes aspectos de proteção do meio ambiente, do ambiente urbano e da cultura local.  Além de ser Monumento Natural do Município, a Praia do Sossego está localizada dentro da Reserva Extrativista Marinha de Itaipu e tem que ser também considerada como um local de preservação da pesca artesanal. 

A bancada do PSOL, junto com outros vereadores, inclusive alguns da base do governo, defende que nenhuma atitude municipal pode ser tomada sem que a população seja devidamente ouvida antes através de uma audiência pública. Iremos buscar caminhar nesse sentido junto aos demais apoiadores para que se evite assim uma TRAGÉDIA anunciada para esse próximo sábado. Mesmo que se observe como necessária a remoção de alguma casa, não se pode ameaçar de forma alguma a sobrevivência daquelas famílias retirando-as de perto da orla onde exercem sua atividade pesqueira. Vamos juntos!

quinta-feira, 11 de junho de 2015

PESCA ARTESANAL DE ITAIPU MAIS UMA VEZ AMEAÇADA!

Vereador Paulo Eduardo Gomes (PSOL) denuncia perseguição da Maçonaria a pescadores de Itaipu.
PESCA ARTESANAL DE ITAIPU MAIS UMA VEZ AMEAÇADA!
Infelizmente a pressão que vem sendo exercida em cima das comunidades tradicionais da cidade se amplia a cada dia. Nosso mandato, a bancada do PSOL e os diversos movimentos sociais e populares, precisam também ampliar a sua resistência. Sabemos que no caso da Maçonaria a maioria dos membros das variadas Lojas da cidade são pessoas bem intencionadas e que se preocupam com o bem comum. No entanto, alguns grupos parecem agir sem se preocupar com a cidade e o interesse público. 
Em Itaipu, uma loja aparentemente ligada à família Zveiter, reivindica como seu um terreno que há mais de um século pertence a duas das mais tradicionais famílias de pescadores locais. 
Depois de uma primeira reunião em que os representantes da loja apresentaram inclusive uma proposta de acordo - para passar pelo menos metade do terreno mediante escritura aos pescadores - na data marcada para a reunião seguinte eles cancelaram o encontro na última hora, deixando no ar um novo clima de ameaça e desrespeito. A pesca artesanal de Itaipu é uma atividade - além de necessária à sobrevivência daquela comunidade e para a geração de alimentos na cidade – tombada como patrimônio cultural de Niterói. Jairo Augusto e Seu Chico são dois representantes destas famílias ameaçadas e que são reconhecidos em todo o Brasil como expoentes na luta em defesa da pesca artesanal e das comunidades tradicionais.

Trata-se de uma posse centenária de uma família de pescadores tradicionais, em um terreno que serve não só para a moradia, mas para garantir a atividade pesqueira de toda aquela comunidade do entorno. Confecção e reparo de redes e barcos, além de diversas atividades garantidoras da proteção cultural da pesca artesanal local, são diariamente realizadas no terreno. Infelizmente outras áreas da praia, que antes serviam aos pescadores, hoje estão todas tomadas pela especulação imobiliária.

Como se não bastasse o flagrante direito de posse dos moradores, tal terreno se encontra em uma zona definida pelo Plano Diretor e pelo Plano Urbanístico da Região Oceânica como Área de Preservação do Ambiente Paisagístico do Canto de Itaipu e Área de Especial Interesse Pesqueiro da Vila dos Pescadores, localizada na Praia de Itaipu - indicada para apoiar e preservar a pesca local e a proteção do patrimônio cultural local, incluída ai a Duna Grande, imediatamente limítrofe ao terreno citado. Aqueles pescadores provaram sua relação tradicional com aquele local quando conseguiram também, depois de mais de 10 anos de luta, criar a Reserva Extrativista Marinha de Itaipu. Essa criação veio consolidar ainda mais a importância acerca da permanência daquela comunidade e da proteção dessa cultura.Como resultado da luta destas famílias e de toda a comunidade, a Câmara Municipal de Niterói consagrou o tombamento imaterial da pesca artesanal de Itaipú.

Nosso mandato irá seguir ao lado dos pescadores, da Associação Livre de Pescadores e Amigos da Praia de Itaipu (ALPAPI) e do Fórum das Comunidades Tradicionais de Niterói, em defesa da memória, da cultura e da atividade pesqueira artesanal de Itaipu!

terça-feira, 9 de junho de 2015

TODO APOIO AOS MORADORES DA VILA AUTÓDROMO!

A LUTA DA VILA AUTÓDROMO CONTINUA!
Eduardo Paes MENTE! É preciso que todos denunciem isso e se unam em defesa da comunidade da Vila Autódromo. Os moradores da Vila Autódromo conquistaram o direito de permanecer no terreno onde vivem há mais de 40 anos. A área é protegida por lei como Área de Especial Interesse Social e os moradores detém título de concessão real de uso.
Depois de uma série de tentativas de remoção, o prefeito Eduardo Paes prometeu publicamente, em 2013, que aqueles moradores que desejassem ficar teriam seu direito respeitado e que o bairro seria urbanizado. Essa conquista é resultado de sua luta, e do seu Plano de Urbanização, reconhecido internacionalmente. O Plano, realizado com assessoria de duas universidades (UFRJ e UFF), dentro do Espírito Olímpico, transformaria a área em um legado social, que se tornaria referência para a cidade do Rio de Janeiro.
Contrariamente ao afirmado pelo prefeito, na última quarta-feira, dia 3 de junho, o que se viveu na Vila Autódromo foi sua transformação numa praça de guerra. Oficiais de Justiça chegaram na comunidade com a Guarda Municipal, cumprindo determinação da prefeitura e agindo com extrema violência - utilizando bombas de gás de pimenta, balas de borracha, cassetetes. Vários moradores ficaram feridos ao defender uma família e evitar a demolição de uma casa, que seria realizada sem qualquer aviso prévio. A ação violenta e ilegal da prefeitura pode ser impedida por liminar da Defensoria Pública do Estado.
Os moradores pedem que a prefeitura não provoque mais nenhum ato de violência que fira, com o sangue dos moradores, as páginas da história urbana da cidade olímpica do Rio de Janeiro. A comunidade está organizada e, conta com seus apoiadores, para seguir lutando a fim de impedir que novas violações aconteçam na comunidade, e para que a conquista de sua urbanização se realize!
TODO APOIO À VILA AUTÓDROMO!!!