O bairro do Engenho do Mato vem crescendo a cada ano. No entanto as políticas públicas ao invés de serem ampliadas, vem se tornando cada vez mais escassas.
Há cerca de três anos perdemos nossa única escola de ensino fundamental na praça do Engenho do Mato e muitas das crianças que cresceram e foram naturalmente saindo da creche, ficaram sem estudar devido à distância das outras unidades de ensino no bairro.
Apenas recentemente, depois de muita luta da comunidade, houve uma mediação da Secretaria Municipal de Educação para que o terreno fosse doado ao Município e voltasse a abrigar uma escola que ainda será construída.
A Biblioteca Estadual existente no CIEP do bairro, ficou abandonada durante anos e somente este ano, a partir de uma iniciativa da comunidade, voltou a ser aberta ao público. Praças e campos de futebol também se encontram com problemas de conservação e acabam não servindo como deviam à comunidade.
A dificuldade no acesso à Educação, à Cultura e ao Esporte, vem tornando ainda mais difícil a vida de crianças e adolescentes da comunidade. A falta de perspectivas e oportunidades vem, infelizmente, sendo “supridas” por oportunistas ligados a práticas ilegais, como o tráfico de drogas e a exploração sexual.
A Praça do Skate, localizada na Rua 78, e motivação de Indicação Legislativa nº 3246/2013 proposta pelo Mandato Renatão do Quilombo, foi a principio uma conquista da comunidade local. No entanto, essa conquista de mais um espaço público para a prática de esporte e lazer não vem se concretizando como real benefício.
“A falta de iluminação no local e a falta de manutenção dos equipamentos públicos vêm impossibilitando o uso da comunidade e trazendo riscos para a população. Neste sentido, faz-se necessária a atenção por parte do Poder Executivo a fim de que esta e outras Praças da cidade sejam contempladas com a garantia de ampla iluminação pública e a freqüente manutenção dos equipamentos públicos”, informou o vereador Renatão do Quilombo (PSOL).
Nenhum comentário:
Postar um comentário