sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Servidores do Carlos Tortelly na Comissão de Saúde

Depois da visita feita 11.11 ao Hospital Carlos Tortelly (antigo CPN), a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Niterói, presidida pelo Vereador Renatão do Quilombo, incluiu como ponto de pauta as diversas denúncias sobre a crise enfrentada no hospital. Cerca de 10 servidores do CPN estiveram presentes e relataram diversos problemas que a unidade de saúde apresenta diariamente.
Infelizmente a reunião da Comissão de Saúde não obteve quorum suficiente para a formalização dos trabalhos já que apenas o presidente Renatão do Quilombo esteve presente. No entanto, o vereador do PSOL abriu a reunião e ouviu a todos os presentes. A reunião foi gravada, será transcrita em ata e as denúncias e propostas serão devidamente encaminhadas. Estiveram presentes também representantes da Associação dos Servidores do Município de Niterói.

A omissão da Fundação de Saúde, presidida pelo Secretário Chico D’Angelo, ficou ainda mais demonstrada diante da ausência do Poder Executivo na reunião, mesmo depois de ter recebido ofício para comparecer ou enviar representantes. Quanto ao Hospital Carlos Tortelly, a omissão do Executivo ficou ainda mais evidente quando os servidores apontaram problemas como falta de água na unidade e falta de insumos básicos para o atendimento da população. Um dos servidores do laboratório revelou que vem faltando papel para a impressão dos exames e outro funcionário informou que estava faltando saco de lixo específico para materiais hospitalares. Denúncias de usuários também foram colocadas, como a de uma senhora que aguarda desde 2010 para fazer uma colonoscopia e houve relatos até de assaltos no interior do Hospital.

A Comissão de Saúde já deu início à elaboração de um Relatório sobre a Rede de Saúde Pública Municipal. Além disso a Comissão está aberta ao recebimento de toda e qualquer denúncia de servidores e da população em geral. O papel da Comissão de Saúde, enquanto Poder Legislativo, será cumprido na íntegra, realizando as cobranças necessárias junto ao Poder Executivo e encaminhando ao Ministério Público todas as violações de direitos humanos que forem verificadas na área da saúde.

O e-mail da Comissão de Saúde para troca de informações e recebimento de denúncias é o: comissaosaudeniteroi@gmail.com e o telefone do gabinete do Presidente da Comissão é 21- 2622-9760.

Nenhum comentário:

Postar um comentário